Como reduzir custos por meio de um ERP para a construção

10/12/2014 - 15:12

Empresa especializada em sistemas ERP explica os meios de reduzir custos através de suas funções

Para acompanhar as transformações e sustentar as estratégias adotadas, as organizações passam a investir em sistemas de informações que exercem um papel fundamental no cumprimento de metas estabelecidas. Implementar uma solução adequada, como o Enterprise Resouce Planning (ERP), é um passo muito importante para a evolução da instituição.

Ao tomar a decisão de utilizar os sistemas ERP, as empresas esperam obter diversos benefícios. Entre eles estão principalmente à integração dos sistemas, que permite o controle da empresa como um todo, a atualização tecnológica, a redução de custos e a disposição de informação de qualidade em tempo real.

Por meio de um sistema único integrado, como o ERP, é possível para as grandes organizações reduzir custos de manutenção de inúmeros sistemas antigos e eliminar custos de transferências de informações de um sistema para outro. Mas seus principais ganhos, segundo Júlio Sanguini, gestor regional da Globaltec, empresa especializada em sistemas ERP para a Construção Civil, são obtidos pela redução de custos indiretos, relacionados à falta de coordenação entre as diversas atividades da empresa, tais como vendas, produção e suprimentos. Se o sistema tiver uma falta de coordenação isso acarreta problemas nas respostas às necessidades do cliente e resulta em problemas maiores do que o esperado.

“O empreendedor precisa entender que redução de custo não é apenas relacionado ao valor gasto pela empresa, mas também pelo seu tempo. A redução de custo incrementa também na disponibilização de processos administrativos e a geração de relatórios, proporcionando uma porção de indicadores que permitam avaliar o real desempenho do negócio e a atualização tecnológica”, afirma Sanguini.

A redução de custos é uma nova ferramenta que traz benefícios, gera informações mais rápidas e precisas. Portanto, há ganhos diretos em todas as áreas, como resultado de um melhor controle. Toda a instituição leva a redução de custo de treinamento, e que o fato de que toda a operação da empresa está consolidada em apenas um sistema leva a redução de custos de operação tais como backup e controle de perfomance.

As empresas precisam desenvolver mais sua capacidade analítica, reconhecendo que é preciso fazer mais do que apenas coletar e armazenar dados para geração de relatórios. Com a utilização do ERP torna-se hábito fazer o uso eficiente dos dados, transformando-os em informação útil que leve ao conhecimento e aumento constantemente a inteligência empresarial, o que certamente trará fluidos para uma melhor tomada de decisão.

  Mais notícias