quantiQ

Usina Anchieta moderniza laboratório e triplica a capacidade de análises físico-químicas

21/07/2021 - 13:07

Crescimento na rotina de análises também gerou a contratação de novos profissionais, dobrando o número de integrantes do time de qualidade da empresa, que está localizada no ABC Paulista

A partir de investimentos realizados ao longo dos últimos 4 anos, o Laboratório da Usina Anchieta, indústria química com sede em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, acaba de ter concluída a sua maior modernização desde a sua construção na década de 70. A começar pela área ocupada, que mais que dobrou, saltando de 20 m2 para 48 m2, as mudanças possibilitaram triplicar a capacidade de análises realizadas, de forma a oferecer maior controle nos processos produtivos e consequente aumento na qualidade dos produtos fabricados. O crescimento na rotina de análises também gerou o aumento de 50% no número de integrantes do time de qualidade da empresa com a contratação de novos profissionais.

Estrutura

O novo laboratório tem em sua estrutura 21 metros de bancada em granito, paredes revestidas e diversos equipamentos como Capela de Exaustão de Gases, Viscosímetros Brookfield, Estufa de Secagem, Mufla, Desumidificador, Penetrômetros, Chapa Aquecedora, Grindometros, Malha de temperatura digital, Medidor de Espessura por Ultrassom, Termômetros ASTM, Termômetros digitais, Mantas aquecedoras e Tacômetro digital. “Todos os equipamentos dispõem de calibração para a realização de análises e experimentos em matéria-prima, controle do processo produtivo e desenvolvimento de novos produtos”, ressalta Marcelo Crepaldi, diretor geral da empresa.

Entre as análises realizadas no laboratório da Usina Anchieta estão as de Viscosidades, Teor de Material Volátil e Sólido, Teor de Carbono Fixo e Cinzas, Destilação Fracionada, Ponto de Amolecimento, Fineza de Moagem e Densidade, sempre de acordo com as  Normas ABNT e ASTM. A empresa atua nas Linhas de Derivados Carboquímicos e Impermeabilizantes Asfálticos.

Usina Anchieta

Fundada pelo empreendedor Pedro Manzini, a Usina Anchieta é fabricante de impermeabilizantes (linha Mastic Weda®), vedantes, piche, entre outros produtos derivados do Alcatrão e Petróleo há mais de 60 anos. Localizada na cidade de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, em uma área de 11.380 mil metros quadrados, atende aos mercados de todo o Brasil, inclusive, com capacidade para exportar para o Mercosul. Entre os segmentos atendidos estão o da construção civil, siderurgia, fundição e o químico.

  Mais notícias