Artecola Química salta 11 posições e está entre dez mais internacionalizadas

04/09/2014 - 16:09

Fundação Dom Cabral elabora ranking que dá destaque especial e mostra importante crescimento internacional da empresa em apenas um ano

A Artecola Química está as entre as 10 empresas brasileiras com maior presença no exterior. O ranking é elaborado pela Fundação Dom Cabral, considerada uma das principais escolas de negócios da América Latina. Na listagem, realizada anualmente, a empresa gaúcha deu um verdadeiro salto: passou da 20ª posição para a 9ª na listagem que considera todas as empresas do país, sem restrição de faturamento.

Outra evolução registrada pela Artecola Química foi no levantamento que considera apenas empresas com faturamento de até R$ 1 bilhão. A indústria passou da quinta colocação para a vice-liderança. A fabricante de adesivos e laminados ainda é apontada como um dos destaques do relatório da Fundação Dom Cabral. “A Artecola expandiu suas operações no exterior com a entrada no mercado da Ásia, viabilizada por um novo produto e joint venture com um sócio local. Seu índice de internacionalização deve crescer ainda mais nos próximos anos, também como resultado de ter assumido o controle de capital da Pegatex S.A, maior fabricante de adesivos na Colômbia”, afirma o texto.

Atualmente a empresa mantém plantas industriais no Brasil (RS, SP e BA), Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. Além disso, formou em 2013 a joint venture Artesol, em parceria com a indústria de máquinas Orisol, na China. “Nosso objetivo é seguir expandindo nossos negócios no exterior, sempre apoiados no desenvolvimento de soluções inovadoras, que supram carências nos mercados onde vamos atuar”, destaca a Diretora Executiva Lisiane Kunst Bohnen.

A pesquisa leva em consideração empresas de capital e controle majoritariamente brasileiro. A Fundação busca dados de empresas com presença física no exterior, através de escritórios comerciais, depósitos e centrais de distribuição, montagem, manufatura, prestação de serviços (como construção civil e aviação, por exemplo), agências bancárias, centros de Pesquisa e Desenvolvimento e franquias.

  Mais notícias