Programa de acesso à educação desenvolvido pela Embraed em parceria com o Sistema FIESC forma 22 trabalhadores da construção civil nos níveis fundamental e médio. Cerimônia aconteceu no Centro de Eventos do Infinity Blue Resort e SPA
Aconteceu na noite do dia 26 de agosto, no Centro de Eventos do Infinity Blue Resort e SPA a entrega dos diplomas aos colaboradores da Embraed que concluíram o ensino fundamental e médio através de participação no projeto Construindo o Saber. Na ocasião, estiveram reunidos a presidente do Grupo Embraed Tatiana Rosa Cequinel, o diretor comercial do Grupo Embraed Rodrigo Cequinel, o diretor regional do SESI Roberto Zen e a coordenadora de educação do SESI Rúbia Pinheiro além de familiares, amigos e convidados dos formandos. O Projeto Construindo o Saber é desenvolvido pela construtora em parceria com o Sistema FIESC desde 2011 e faz parte da Universidade Coorporativa Embraed.
“O conhecimento é para nós da Embraed a principal ferramenta para o desenvolvimento pessoal, profissional e para novas conquistas”, destacou a presidente do Grupo Tatiana Rosa Cequinel em seu discurso.
“E pretendemos avançar cada vez mais porque o conhecimento é renovado a cada dia. Encarem o dia de hoje como apenas o início de uma sucessão de conquistas”, complementou.
“Construindo o Saber”
O programa de acesso à educação foi desenvolvido para proporcionar conhecimento, oportunizar alfabetização ou dar continuidade ao ensino fundamental e médio aos colaboradores que atuam nas obras da construtora. As turmas de ensino médio e fundamental começaram a ser estruturadas em 2011 e, ao longo dos 3 anos, a Embraed criou soluções para aprimorar o aprendizado. Entre as iniciativas, foram incluídos lanches antes do início das aulas para que os colaboradores pudessem vir diretamente das obras para a sala. Em seguida foi implantada a ação Aluno Nota 100 com premiação de livros a quem atingisse 100% de presença. Além da mudança das salas de aula que antes ficavam nas obras e hoje estão concentradas em uma sala de treinamentos devidamente estruturada e planejada.
O ensino através do “Construindo o Saber” é modularizado e realizado individualmente tendo a orientação de um professor qualificado duas vezes por semana. Os alunos recebem ainda acompanhamento pedagógico e material de apoio para utilização durante as aulas.
O Projeto surgiu do interesse da empresa em cumprir o indicador número 2 (dois) – Educação básica de qualidade para todos, que é um dos “8 objetivos do Milênio estabelecido pela ONU”, objetivos estes, que são a base do Programa de Responsabilidade Social da construtora.


