Com uma nova fábrica na Sérvia e a fundação de uma filial na Bósnia-Herzegovina, a Sika estabelece bases para crescer no sudeste da Europa
A Sika Sérvia transferiu suas instalações da cidade de Belgrado para um local maior em Simanovci, a 20 km ao noroeste da capital, e acaba de inaugurar uma nova fábrica especializada em argamassas, além da produção de mistura de concreto já existente. Com a expansão de suas operações na Sérvia, a Sika melhora sua posição competitiva e será capaz de atender melhor às necessidades da indústria da construção, com uma ampla gama de produtos.
Através do estabelecimento de uma nova subsidiária em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, a empresa criou seu próprio centro de distribuição e produção. O objetivo da Sika é ampliar ainda mais seus negócios no mercado de produtos químicos para construção. A empresa já detém uma posição de liderança em aditivos para concreto e pretende tornar-se também em argamassas, com um crescimento esperado de 9% ao ano. Com a produção local, a Sika será capaz de reduzir os custos de produção e logística e, portanto, melhorar significativamente a sua posição competitiva.
"A nova fábrica na Sérvia e a criação da subsidiária na Bósnia-Herzegovina define nosso cenário para o crescimento acelerado da empresa nos estados balcânicos. A Sika Sérvia vai se tornar um centro de produção de argamassas e a nova subsidiária na Bósnia-Herzegovina vai impulsionar ainda mais o potencial, dobrando nosso negócio neste mercado nos próximos três ou quatro anos", analisa Paul Schuler, gerente regional EMEA da Sika.
A Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e seus países vizinhos continuam a ser mercados promissores para Sika. A economia da região está se recuperando da recessão de 2012 e, de acordo com o Banco Mundial, é esperado um crescimento de 1,9% em 2014 e 2,6% em 2015. A necessidade de ambos em melhorar a qualidade em sua infraestrutura será o gancho para o setor de construção, como ao exemplo do que será o Corredor Pan-Europeu 10, um projeto de estrada que ligará a Áustria, Eslovénia, Croácia, Sérvia, Macedônia e Grécia.
A Sika Sérvia, por exemplo, fornece soluções de concreto de alta qualidade para a construção da Beska Bridge, parte do corredor pan-europeu entre Novi Sad e Belgrado. Com um comprimento de mais de dois quilômetros, não é apenas a ponte mais longa na Sérvia, como também a maior em construção na Europa.


