Produto se aplica a diferentes mercados, como automotivo e calçadista, e impacta o consumo de mais de 60 milhões de pessoas no Brasil, a cada ano
Um produto inovador, que gera grandes resultados na redução do impacto ambiental, além de alta performance em suas aplicações, garantiu à Artecola Química a conquista do Prêmio Finep de Inovação 2014, na categoria Inovação Sustentável/Região Sul. A linha Ecofibra é o alvo da premiação, que foi entregue no dia 5 de novembro, em evento especial no Rio de Janeiro (RJ). “Essa é uma linha que vem obtendo grande aceitação em diferentes mercados, e reforça nossa certeza de que, pensando diferente e focando em inovação, podemos sempre alcançar novos e melhores resultados”, comemora a Diretora Executiva, Lisiane Kunst Bohnen.
Os produtos da linha Ecofibra são produzidos a partir da composição entre polipropileno reciclável e fibra vegetal, entre eles fibra de cana-de-açúcar. Patenteado pela Artecola Química, o produto se destina a várias aplicações: desde peças para o interior de veículos, tornando-os mais leves e sustentáveis, até componentes para estruturação de calçados. A linha Ecofibra ainda pode ser usada como composto para injeção de utensílios, ou em chapas para divisórias de ambientes e revestimentos, assim como chapas para aplicação em mobiliário.
“Um dos grandes diferenciais do conceito Ecofibra é a ecoeficiência”, destaca a Diretora. “O produto é 100% reciclável, e as fibras vegetais usadas em sua produção são oriundas de outros processos industriais, onde eram subproduto do processo produtivo. Sua composição soma mais de 30% de matéria-prima de fonte renovável, permitindo total reciclabilidade”, acrescenta Lisiane. Esse diferencial proporciona a geração zero de resíduos, com ganhos de produtividade para a Artecola Química e para os clientes.
Especialmente no setor automotivo, o produto vem ganhando grande destaque nos últimos anos. “Na GM, com o projeto de porta-pacote produzido com fibra de cana-de-açúcar, se obteve o primeiro lugar entre projetos inovadores da montadora e homologação mundial para uso em todas as suas fábricas”, enfatiza a Diretora. Além da GM, Citröen, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Mitsubishi, Nissan e Renault utilizam Ecofibra em seus modelos. Pela inovação, a empresa já figurou duas vezes no Prêmio Melhores do Setor Automotivo (AutoData) e entre os finalistas do Prêmio Rei (Automotive Business) em 2012, 2013 e 2014.
Outro mercado de forte penetração do Ecofibra é o calçadista, liderando o segmento de couraças e contrafortes, que são partes internas usadas para dar forma e manter a estrutura do calçado. No setor, a linha foi destacada com o Prêmio Lançamentos/FIMEC. “Tomando-se por base somente esses dois mercados, calçadista e automotivo, o Ecofibra é consumido indiretamente por mais de 60 milhões de pessoas no Brasil, a cada ano”, ressalta Lisiane.


