Expo Arquitetura Sustentável volta em 2015 para debater a eficiência na construção civil

18/12/2014 - 14:12

Evento de negócios mais democrático para arquitetura e construção sustentável no país, Reed Exhibitions Alcantara Machado aposta novamente em diversidade de selos ambientais

Os preparativos para a segunda edição da Expo Arquitetura Sustentável já ganharam ritmo.  O evento de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração mais democrático do país já está com mais de 55% das vendas fechadas. O formato de feira e congresso será mantido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, para atender o mercado de arquitetura e construções sustentáveis, que não para de crescer no mundo todo. Mais de 100 marcas expositoras devem ocupar o Expo Center Norte, de 10 a 12 de novembro, em São Paulo.

“Acreditamos que nossa estratégia, que dá espaço para todos os selos de sustentabilidade, é um dos pontos mais fortes do evento”, analisa a diretora da feira, Liliane Bortoluci. Em 2015, devem participar novamente certificações reconhecidas internacionalmente como AQUA; BH Sustentável; BREEAM; FSC; AQUA-HQE; LEED; Selo Casa Azul; Selo RGMAT; SKArating, entre outros. A Expo Arquitetura Sustentável reúne toda a cadeia industrial com os arquitetos, construtores e incorporadores, apresentando inovações, tecnologias, conceitos e soluções de sustentabilidade para eficiência na construção de residências, escritórios e indústrias.

Um mercado que se aquece cada vez mais

Para se ter uma ideia, num período de quatro anos, de 2009 a 2013, as edificações certificadas com o selo AQUA-HQE já ultrapassou a marca de 300 certificados emitidos, são mais de 5 milhões de m² e 10 mil unidades habitacionais certificadas, números que mostram o reconhecimento de empresas e entidades presentes no evento.

A construtora Even, por exemplo, determinou a partir de 2012 que todos os empreendimentos habitacionais da cidade de São Paulo, construídos a partir de então deveriam obedecer rigorosos critérios sustentáveis.

No ranking do selo LEED, do Green Building Council, o Brasil ocupa a terceira posição, com 70 prédios certificados e mais de 500 em processo de certificação. As práticas pregadas pelo GBC e outras instituições do setor começam a se transformar em lei em muitos países, inclusive no Brasil.

Expo Arquitetura Sustentável reúne importantes profissionais do setor:

• Arquiteto
• Comprador do setor da construção
• Consultor
• Construtor
• Designer de Iluminação
• Designer de Interiores
• Distribuidor
• Engenheiro
• Especificador
• Incorporador
• Indústria / Fabricante
• Órgãos Governamentais
• Prestadores de Serviços
• Revendedor

Sobre a Conferência

Em 2014, a Conferência recebeu 811 congressistas que participaram de painéis de alto nível técnico de 80 palestrantes brasileiros e internacionais em três dias de programação. Entre eles, Jerry Yudelson, presidente da Green Building Initiative e Prashant Kapoor (Banco Mundial), bem como autoridades do país como José Joaquim Amaral Ferreira (Fundação Vanzolini – selo AQUA-HQE) e Paulo Artaxo Netto, doutor em Física Atmosférica pela USP - um dos mais respeitados cientistas do mundo no campo da física aplicada a problemas ambientais. 

“Para o próximo ano preparamos uma grade de palestrantes que dará sequência ao sucesso 1ª edição, explorando temas relevantes e de vital importância para o setor, como impacto ambiental, economia de recursos hídricos, entre outros”, adianta Lililane Bortoluci.

Balanço da 1ª edição

Em 8 mil m² de exposição, mais de 100 marcas expositoras levaram o que há de mais avançado em projetos de sustentabilidade para 8.172 visitantes com alto poder de decisão de compra. As rodadas de negócios deram-se em 210 reuniões que geraram R$11 milhões em negócios fechados durante o evento. 

Serviço

Expo Arquitetura Sustentável - Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração
Data: 10 a 12 de novembro de 2015
Local: Expo Center Norte - São Paulo - SP
Horários: Exposição: 11h às 20h/ Conferência: 9h às 18h

  Mais notícias