Parlamentares reconhecem a indústria química como forte agregadora de valor na economia e no desenvolvimento do País
Aconteceu no dia 8 de abril o relançamento da “Frente Parlamentar da Química” (Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e do Plástico). A cerimônia, que reuniu diversos parlamentares, representantes do Poder Executivo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), presidentes de associações empresariais do setor e empresários da indústria química, aconteceu no Auditório Interlegis, do Senado Federal.
Os principais objetivos da Frente Parlamentar são o aprimoramento das políticas públicas federais para restabelecer a competitividade da cadeia produtiva do setor químico, petroquímico e de plástico, além de promover o debate sobre as ações estratégicas necessárias para possibilitar a retomada dos investimentos no setor.
O deputado Paulo Pimenta (PT/RS), presidente da Frente Parlamentar da Química, saudou os cerca de 200 participantes do evento e destacou a importância da Comissão Executiva da Frente Parlamentar, que já conta com tarefas específicas e diversas atividades programadas. O deputado falou também sobre a meta de trabalhar pela promoção e aprimoramento das políticas públicas federais, pertinentes à competitividade da cadeia produtiva do setor químico. “O Brasil tem muitas oportunidades, mas precisamos transformar essas oportunidades em investimentos, desenvolvimento e crescimento sustentável para o País”, enfatizou. O Deputado destacou ainda a necessidade de aumentar a competitividade do setor a fim de reduzir o déficit, que em 2014 chegou a US$ 31,2 bilhões. “Se hoje o Brasil importa produtos químicos, amanhã irá importar a etapa seguinte e assim sucessivamente, até que se inicie a importação apenas de produtos acabados, diminuindo cada vez mais o peso da indústria na formação do PIB brasileiro. (A íntegra do discurso do deputado Paulo Pimenta está disponível no site da Abiquim. Acesse clicando aqui)
Carlos Fadigas, presidente do Conselho Diretor da Abiquim, destacou a importância da indústria química no Brasil em relação a outros países que têm a indústria como força motriz do crescimento. Fadigas falou ainda que “não há país desenvolvido sem uma indústria química forte, pois ela é base da sustentabilidade do desenvolvimento industrial e, além disso, ajuda no desenvolvimento das cadeias produtivas ampliadas”.
O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB/BA), vice-presidente da Frente Parlamentar da Química na Câmara dos Deputados, ressaltou a necessidade de manter a competitividade dos polos petroquímicos construídos no Brasil, devido à importância desses polos para a economia de todo o País, em especial dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Gabriel Gomes, chefe do Departamento de Indústria Química do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentou o Estudo de Diversificação da Indústria Química, realizado pelo consórcio Bain&Company e Gas Energy, sob encomenda do BNDES. O Estudo que tem como objetivos principais identificar oportunidades de atração de investimentos para diversificar a indústria e equilibrar a balança comercial e propor a formulação de políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento do setor.
A senadora Sandra Braga, vice-presidente da Frente Parlamentar no Senado, reforçou a importância do grupo no estabelecimento da competitividade do setor químico e sugeriu uma série de agendas para que os objetivos de trabalho da Frente sejam alcançados, destacando ser fundamental ter o Congresso trabalhando a matéria em conjunto com o Poder Executivo. Ressaltou, também, que recebeu o convite para compor a Comissão Executiva da Frente com muito entusiasmo, principalmente por ser do estado do Amazonas, região rica em recursos naturais.
Na opinião do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim, Fernando Figueiredo, “para o setor químico, ter um grupo tão grande de parlamentares comprometidos é uma garantia de que os objetivos da Frente Parlamentar sejam alcançados. Sendo a indústria química um setor conhecido mundialmente pela forte agregação de valor e efeito multiplicador positivo na economia, seu crescimento é fundamental para o desenvolvimento do País”. A Abiquim é responsável pela secretaria-executiva da Frente Parlamentar, coordenada pela gerente de Assuntos Institucionais da Associação, Marina Mattar.
Também prestigiaram o evento a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), os deputados federais Andres Sanchez (PT/SP), Afonso Motta (PDT/RS), Alex Manente (PPS/SP), Antonio Imbassahy (PSDB/BA), Bilac Pinto (PR/MG), Davidson Magalhães (PCdoB/BA), Givaldo Vieira (PT/ES), Paulão (PT/AL), Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG), Renato Molling (PP/RS), ex-deputado Vanderlei Siraque (PT/SP) e o deputado estadual Catarina Paladini (PSB/RS). Estiveram presentes ainda o secretário de Agricultura do Estado de SP, Arnaldo Jardim, o diretor do Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alexandre Moura Cabral, o gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Rodrigo Gedeon, a assessora especial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Leonita de Carvalho, a especialista em Projetos da ABDI, Junia Motta. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Eduardo Vieira, além de presidentes de associações empresariais e sindicais e empresários do setor, também compareceram ao evento.
Oficialmente relançada, a Frente Parlamentar da Química conta com a seguinte composição da Comissão Executiva:
• Presidente da Frente: deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS);
• Vice-presidente da Frente no Senado Federal: senadora Sandra Braga (PMDB/AM);
• Vice-presidente da Frente na Câmara dos Deputados: deputado Antonio Imbassahy (PSDB/BA);
• Coordenador do setor de Cloro: deputado Paulão (PT/AL);
• Coordenador do setor de Gás: deputado Davidson Magalhães (PCdoB/BA);
• Coordenador do setor de Inovação e Tecnologia: deputado Izalci (PSDB/DF);
• Coordenador do setor de Petroquímicos: deputado Alex Manente (PPS/SP);
• Coordenador do setor de Plástico: deputado Andres Sanchez (PT/SP);
• Coordenador do setor de Químicos para Agronegócios: deputado Afonso Motta (PDT/RS);
• Coordenador do setor de Químicos para Couros: deputado Renato Molling (PP/RS);
• Secretaria-executiva: Marina Mattar, gerente de Assuntos Institucionais da Abiquim.


