Impactos da crise hídrica e do aumento da conta de energia

17/04/2015 - 10:04

Com o nível dos reservatórios ainda baixos, a crise hídrica continua assolando o Estado de São Paulo e demais áreas do Brasil. O risco iminente de racionamento tem causado uma corrida dos consumidores às lojas de material de construção em busca de soluções, mesmo que paliativas, para amenizar o problema. Além da venda de caixas d’água ter crescido quase 60% nos últimos quatro meses, o consumidor está indo às lojas do setor procurando outros produtos para auxiliá-lo a enfrentar esse período.

“As pessoas estão procurando nossas lojas para ajudá-las a economizar e a reutilizar água. O consumidor está mais ciente de que precisa alterar seus hábitos de consumo e quer produtos que possam auxiliá-lo nessa nova fase. Hoje em dia, as lojas de material de construção possuem produtos como arejadores, que podem ser instalados na torneira, além de redutores de vazão nos chuveiros e bacias sanitárias que utilizam menos água por descarga. Muita gente não sabe, mas as bacias sanitárias fabricadas antes de 2002 no Brasil utilizam até seis vezes mais água por higienização do que as produzidas hoje. A descarga é responsável por 35% do uso de água em uma residência, então a simples troca de uma bacia sanitária pode ajudar o consumidor a reduzir e muito o consumo de água em sua casa”, explica o presidente da Anamaco.

O aumento nas contas de energia em todo o País também está levando consumidores a procurar produtos que possam auxiliá-los no uso eficiente de energia. “As casas no Brasil foram construídas para ter uma televisão, uma geladeira, um fogão e um chuveiro elétrico, mas hoje, a maioria delas possui mais de uma TV, sem falar no home theater, no forno de microondas e até mesmo no ar condicionado. Em função disso, as tomadas estão carregadas de benjamins e extensões para ligarem todos os aparelhos elétricos, que foram adquiridos pelo consumidor em razão do conforto e melhoria da renda. Está mais do que na hora dessas instalações elétricas serem revistas e esse aumento da conta de energia deve gerar uma grande demanda por ações como essa”, afirma Conz.

Segundo a Anamaco, essa revisão das instalações elétricas, somada à substituição das lâmpadas atuais pelas de LED, principalmente nos estabelecimentos comerciais, pode ocasionar uma economia média de 30% na conta de energia.

  Mais notícias