MVC vai construir 66 novas creches do programa Pró-Infância no Rio Grande do Sul até o final de 2015

19/05/2015 - 15:05

Empresa entrega, até junho, seis creches do programa Pró-Infância

A MVC, empresa brasileira que atua no desenvolvimento de soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, fará a entrega, até o final deste ano, de 66 novas creches do programa Pró-Infância no Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor-geral da empresa, Gilmar Lima, a meta é construir 200 novas unidades em 2015 em todo o Brasil. “Pretendemos entregar seis creches no Rio Grande do Sul ainda no primeiro semestre nas cidades de Garibaldi, Gravataí, Gramado, Guaíba, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo”, destaca o executivo.

Três novas creches do programa Pró-Infância serão inauguradas em maio, nas cidades de Garibaldi, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo. As unidades, construídas com o revolucionário sistema construtivo Wall System, vão atender 120 crianças em cada período ou até 240 crianças em período integral.

Com área construída de 1.058,14 m², as creches possuem em sua composição arquitetônica oito salas de aula (bloco pedagógico), bloco administrativo, bloco de serviços, multiuso e pátio coberto. Fazem parte do Programa Pro Infância - Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, criado pelo Governo Federal (MEC e FNDE) e que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O programa coloca à disposição dos estados e municípiosinstrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, além de prestar assistência financeira aos municípios, padronizando e qualificando a educação infantil da rede pública de ensino.

A meta é, até dezembro deste ano, atender mais de 50 mil crianças em todo o Brasil com as novas creches e escolas que estão sendo construídas. “Em 2011, demos início à construção das primeiras escolas em Alagoas, depois da destruição ocorrida com as enchentes dos rios Una, Sirinhaém, Piranji, Mundaú e Canhoto. “A aplicação do inédito sistema construtivo Wall System permitiu que fossem erguidas em tempo recorde e atendessem milhares de alunos em diversas regiões do Estado, que passaram a dispor de melhores estrutura física e condições de ensino”, explica Gilmar Lima.

Sistema seguro

Desde 2004, a MVC já construiu pelo sistema Wall System, cerca de 247 mil metros quadrados de conjuntos de escolas, casas, creches e edificações de usos diversos no Brasil e no exterior, em países como Angola, Moçambique, Paraguai, Uruguai e Venezuela, entre outros. Em vez dos materiais tradicionais, são construídas com o sistema Wall System, composto de estrutura de perfil pultrudado (compósito reforçado com fibra de vidro de alto desempenho), e painel sanduíche de lâminas (similar ao utilizado em aviões, trailers e barcos, entre outros) e núcleo especial, que garantem o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo.

Pelas características do sistema construtivo Wall System da MVC, a escola é construída em compósitos (plásticos de engenharia com propriedades especiais), com sensíveis ganhos no tempo de construção, na elevada qualidade do padrão de acabamento e na maior durabilidade e vida útil. Além disso, podem ser totalmente acessíveis, desenvolvidas especialmente para portadores de deficiência.

Entre as vantagens em relação ao processo tradicional, o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. O sistema construtivo foi homologado sob a norma NBR 15.575/2013, que define os requisitos de desempenho da construção no Brasil, obtendo classificação superior na maioria dos parâmetros avaliados.

  Mais notícias