Construtora de SC utiliza solução Tuper para agilizar cronograma em obra

10/06/2015 - 10:06

Demora na fase de fundação e estaqueamento de edifício residencial em Jaraguá do Sul foi compensada graças ao Sistema de Lajes Mistas Nervuradas

A Splendore Empreendimentos, de Jaraguá do Sul (SC), está acelerando o ritmo das obras em seu mais novo edifício residencial, o Torres do Meditarrâneo Residence, graças a um sistema construtivo desenvolvido pela Tuper, de São Bento do Sul (SC). Para dar mais agilidade aos trabalhos e recuperar o tempo utilizado na fase de fundação e estaqueamento, a construtora está apostando no Sistema de Lajes Mistas Nervuradas da Tuper.

Em função das variações nas características do solo, a fase inicial da obra consumiu mais tempo do que o previsto no cronograma. Para recuperar os prazos, o presidente da Splendore, Jaéser Santos - que já tinha visto o Sistema de Lajes Mistas Nervuradas da Tuper em outras obras da região e em feiras de construção civil - não demorou a fazer ajustes no projeto. “Precisávamos recuperar o tempo gasto com a fundação e, como tomamos a decisão rapidamente, conseguimos adequar o projeto estrutural sem problemas e ainda suprimir alguns blocos de fundação, pilares e vigas. Tudo isso graças ao Sistema Tuper”, diz.

O engenheiro responsável pela obra, Roberto Ferreira da Silva, explica que isso foi possível porque, além da praticidade na execução, a laje da Tuper oferece um grande alívio no peso próprio da estrutura. O Torres do Mediterrâneo Residence está localizado no bairro Baependi, em Jaraguá do Sul, e terá duas torres unificadas com oito pavimentos cada, mais subsolo. Serão 53 apartamentos de médio/alto padrão em uma área total construída de 7.639,01 m2.

Há quase dez anos no mercado, a Splendore está utilizando pela primeira vez o Sistema de Lajes Mistas Nervuradas da Tuper. “O sistema é novo para a equipe que está no canteiro de obras, mas já podemos contabilizar ganhos expressivos e vislumbramos mais vantagens a longo prazo”, comemora o empresário. Na lista de benefícios, segundo Jaéser, estão os ganhos no tempo de execução, redução no uso de escoras, formas, aço e concreto, e consequentemente maior produtividade.

Segurança na obra e mais qualidade para os futuros moradores

Na avaliação do empresário Jaéser Santos, a segurança para os trabalhadores é outro quesito de destaque ao se comparar o produto da Tuper com os sistemas mais tradicionais. “Para os trabalhadores ficou mais seguro e menos desgastante, já que o sistema da Tuper é composto por materiais mais leves que os utilizados em outros sistemas construtivos”, comenta.

Os futuros moradores também terão vantagens, já que as lajes oferecem ganhos em qualidade. “Não tomamos a decisão pensando apenas no investimento e no ganho de tempo, mas também na qualidade e no conforto acústico que serão garantidos para quem for morar no empreendimento”, diz Jaéser.

De acordo com o gerente de marketing e vendas da Splendore, Otávio Janecke, antes mesmo da concepção do Torres do Mediterrâneo Residence, a empresa tinha claro o compromisso de entregar ao mercado apartamentos seguros, com excelente padrão de acabamento e que priorizassem o conforto. “Um dos itens que contribuirá muito neste aspecto será o piso flutuante aliado ao Sistema de Lajes Mistas Nervuradas da Tuper, que oferece como benefício aos nossos clientes uma atenuação acústica considerável”, comenta.

  Mais notícias