Como economizar água na construção civil?

10/06/2015 - 10:06

A preocupação com a falta de água no Estado de São Paulo e em outras cidades do país está levando não só a população a fechar as torneiras e economizar água. As empresas de diferentes segmentos também estão trabalhando para evitar que a crise hídrica se torne ainda mais insustentável.

Muitos canteiros de obras, por exemplo, foram obrigados a rever seus procedimentos e a buscar soluções para reduzir o desperdício sem que isto atrapalhe o andamento da construção.

Água de reuso, implantação de reservatórios para captação de água de chuva e a utilização de produtos que ajudem na economia de água já são uma realidade dentro dos grandes canteiros de obras e nas pequenas construções.

“Sabe-se que o consumo de água é bastante elevado durante uma construção. Em média, para cada 1000 litros de concreto misturado, por exemplo, adiciona-se até 350 litros de água”, diz Rafael Bitencourt, coordenador técnico da Sika. Sendo assim, a Sika desenvolveu o Sika ViscoCrete, um aditivo para concreto que ajuda na economia, pois consegue reduzir até 40% da água utilizada  durante  sua preparação. Com uma tecnologia diferente dos produtos encontrados no mercado, conforme Bitencourt, este aditivo permite alta redução de água de amassamento, além de proporcionar maior tempo de trabalhabilidade e aumento da plasticidade do concreto, melhorando consideravelmente suas propriedades de resistência à compressão e diminuindo a permeabilidade do concreto.

“As propriedades excepcionais e as vantagens oferecidas pela tecnologia Sika ViscoCrete são benefícios consideráveis para todos os envolvidos no projeto, produtores de concreto, construtores, especificadores e seus clientes”, informa o especialista. A procura por concretos de alta performance, econômicos e com padrões estéticos elevados vem crescendo rapidamente e, por isso, a Sika oferece a oportunidade de seguir esta tendência do mercado ao colocar no mercado um produto exclusivo, diferente dos seus concorrentes.

Tendo Sustentabilidade como um de seus valores, a Sika investe constantemente em inovações e pesquisadas em todas as suas subsidiárias - em mais de 90 países - trazendo benefícios e agregando valor aos produtos da construção civil no mundo inteiro. “Essas práticas de economia vieram para ficar e a expectativa é que se ampliem as ações e outros produtos nesta mesma base de economia sejam lançados”, conclui Bitencourt.

  Mais notícias