quantiQ

Construtora Planeta recebe certificação de sustentabilidade inédita na região

18/05/2018 - 15:05

La Vista Moncayo é o primeiro empreendimento, em 58 cidades da região, a ganhar o Selo Azul da Caixa Econômica Federal

A Construtora Planeta recebeu na sexta-feira (20) um selo de certificação socioambiental concedido pela Caixa Econômica Federal a empreendimentos habitacionais que adotam soluções eficientes e visam ações de sustentabilidade e de cuidado com o meio ambiente. A empresa é a primeira na região a receber a certificação.

O Selo Casa Azul, como é chamado, é um instrumento que reconhece empresas que tragam uma harmonia entre a construção e o meio ambiente, desde a obra até a vivência no empreendimento, como incentivando o uso racional de recursos naturais e a melhoria da qualidade da habitação e de seu entorno. “A ideia do selo é reconhecer aqueles que investem em soluções inovadoras. A gente entende a necessidade da construção de imóveis, mas quanto mais autossustentável ele for, melhor.  O objetivo é dar condição da empresa ter uma visão de futuro para ela mesma”, explica a superintendente da Caixa, Célia Marisa Molinari de Mattos.

O método para concessão do Selo consiste em verificar, durante a análise de viabilidade técnica do empreendimento, o atendimento aos critérios estabelecidos nas categorias qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água e práticas sociais. “A Planeta sempre teve esse viés para a questão sustentável e sempre fomos inovadores nesse assunto. O empreendimento La Vista Moncayo foi escolhido pois seu estágio de obra permitia algumas inserções e alterações no projeto.”, explica Sandro de Souza, diretor executivo da Construtora Planeta.

O selo possui três categorias: bronze, prata e ouro, que se diferenciam com relação ao número de critérios que o projeto apresenta. Na categoria bronze, a empresa deve apresentar apenas os critérios obrigatórios. O selo prata exige os critérios obrigatórios e outros seis critérios extras. Já na categoria ouro, conquistada pelo empreendimento, a exigência é apresentar os critérios obrigatórios e outros 12 extras. A construtora atendeu os critérios exigidos pela Caixa, apresentando 31 no total, entre os obrigatórios, extras, além de um critério bônus.

De acordo com Sandro, a Construtora Planeta, tem a prática de adotar medidas de sustentabilidade a fim de promover a qualidade de vida em todos os seus empreendimentos. Para o consumidor, Sandro acredita que o selo confere a certeza possuir um imóvel diferenciado também na questão sócio ambiental, por conter soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção.

A superintendente da Caixa relatou a importância de as empresas estarem atentas à qualidade dos seus empreendimentos e se empenharem em apresentar soluções em suas construções. “Para nós é um privilégio por ser uma empresa de Sorocaba, a primeira dentre as 58 cidades atendidas pela nossa regional, em um universo de 2 milhões de pessoas. Sem dúvida isso é um diferencial”, afirma.

“Estamos felizes principalmente porque estamos mostrando para o mercado que é possível. Acredito ser um case de sucesso em que outras empresas possam se espelhar e também obtê-lo, para que de fato o nosso setor consiga uma melhoria na qualidade de vida da população”, diz Sandro.

  Mais notícias