quantiQ

Eliane Revestimentos investe em projeto de industrialização da construção civil

28/02/2019 - 17:02

Empresa é a primeira fabricante brasileira do setor a implantar o método

Otimizar processos, materiais, custos e tempo de obra é um desafio que grandes construtoras vêm priorizando na execução de projetos. Essa necessidade de racionalizar recursos é um dos pontos propulsores da industrialização da construção civil no Brasil, que vêm ganhando mais espaço nos canteiros de obras nos últimos anos. Entendendo a crescente importância dessa demanda, a Eliane Revestimentos, por meio das soluções construtivas Eliane Tec, desenvolveu um projeto inédito no setor para grandes obras: o Lean Tile.

O novo modelo de negócio une os conceitos de construções enxutas (ou leanconstruction) e de turnkey para transformar os canteiros em uma espécie de "linha de montagem", gerenciada por equipes especializadas e homologadas pela empresa fabricante por meio de fluxos de valor, integrando as diferentes etapas da obra e não mais em partes isoladas ou por departamentos, tendo como objetivo a excelência operacional. Na prática, se antes era finalizado por completo a estruturação e a alvenaria de um edifício para depois entrar a etapa de acabamentos e revestimentos, hoje cada pavimento é concluído individualmente - o que otimiza a entrega da obra, além de reduzir custos e desperdícios.

Na proposta LeanTile, a Eliane é responsável pela especificação dos materiais, projeto executivo, logística de entrega no pavimento, planejamento operacional, implantação e inspeção de qualidade dos revestimentos para a obra, integrando desde o cronograma das linhas de produção na fábrica até a instalação final dos produtos, incluindo ainda logística reversa. Assim, os revestimentos cerâmicos são fabricados e enviados em pallets dedicados para cada pavimento, com o mapeamento de instalação de cada item. Uma grua realiza o içamento do material para cada pavimento específico, onde uma equipe especializada com acompanhamento técnico da Eliane é responsável por receber e assentar os produtos.

"O grande diferencial do Lean Tile é otimizar processos e contribuir para ampliar a produtividade e a eficiência de uma obra, com o planejamento da produção baseado em um projeto executivo com especificação e quantificação adequada de materiais, agilizando ainda o tempo de entrega, o que é economicamente benéfico para as construtoras e para a indústria, respectivamente. No momento em que a fabricante atua no processo de ponta a ponta (da produção seriada e em escala de materiais ao assentamento dos produtos), cria-se uma gestão racionalizada da construção, seguindo cronogramas exequíveis e um mesmo padrão de entrega altamente qualificado", explica a gerente da Eliane Tec, Karina Campos.

  Mais notícias