quantiQ

Seminário sobre BIM movimenta setor da construção civil

29/03/2019 - 16:03

ABDI e ABRAMAT promovem evento, durante a Feicon Batimat, para debater a digitalização da construção e divulgar a Biblioteca BIM BR

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) realizam, no dia 11 de abril, em São Paulo, o 2° Seminário de Disseminação do BIM e a Indústria de Materiais de Construção no Brasil. O evento acontecerá durante a programação da 25ª Feicon Batimat, que será realizada entre os dias 9 e 12 de abril, no São Paulo Expo.

Em sua segunda edição, o Seminário de Disseminação do BIM trará informações atualizadas sobre as tendências de inovação na indústria de materiais e demais agentes da cadeia produtiva da construção. Também serão apresentados o conteúdo, cronograma e impactos da implantação da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling (BIM) pelo governo federal. Na oportunidade, será divulgada, ainda, a Plataforma BIM BR com o detalhamento sobre o sistema e as orientações para downloads e uploads de objetos na ferramenta.

A coordenadora de Difusão Tecnológica da ABDI, Talita Daher, ressalta que as bibliotecas de objetos e componentes são muito importantes para a adoção do BIM por parte do setor da construção. “A construção da Plataforma foi um passo absolutamente importante para o estímulo e a adoção dessa nova metodologia digital do setor da construção. Mas, por ser colaborativa, caberá ao setor produtivo, associações e profissionais a disseminação e a ampliação da ferramenta”, ressalta. 

A programação do Seminário também contará com espaço para discussão sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas ao BIM, além de casos práticos e exemplos de geração de bibliotecas BIM de importantes empresas fabricantes de materiais no Brasil.

Biblioteca Nacional BIM

Lançada em novembro de 2018 e hospedada na Plataforma BIM BR, a Biblioteca Nacional BIM (BNBIM) é a primeira biblioteca BIM pública no mundo e conta, atualmente, com 1,6 mil itens. A dinâmica de upload e download de objetos BIM segue diretrizes específicas da comunidade da BNBIM, as quais estão descritas nos manuais e regulamento disponibilizados na Plataforma.   

A Plataforma BIM BR e sua BNBIM fazem parte da Política Nacional de Disseminação do BIM no Brasil, conhecida como Estratégia BIM BR, uma iniciativa do então Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), hoje Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do atual Ministério da Economia.

Feicon Batimat

Em sua 25ª edição, a Feicon Batimat é o único evento da América Latina que proporciona, em um só lugar, uma visão completa do mix de setores da construção civil e arquitetura. A feira conta com mais de 700 expositores, importantes marcas e renomados palestrantes. Eles debaterão, durante quatro dias, as últimas tendências do setor da construção, com foco em negócios, conteúdo, inovação e relacionamento. São esperados mais de 80 mil visitantes.

Serviço:

Seminário de Disseminação do BIM e a Indústria de Materiais de Construção no Brasil
11 de abril, das 14h às 18h
São Paulo Expo - Sala 211 - Mezanino
Acesse o link e faça sua inscrição gratuita

25ª Feicon/Batimat
9 a 12 de abril, das 10h às 20h
São Paulo Expo
Acesse o link e faça seu credenciamento gratuito

  Mais notícias