quantiQ

Conheça os benefícios das fachadas com sistemas de isolamento térmico

29/03/2019 - 16:03

Soluções da Sto Brasil surpreendem pela qualidade e praticidade

Na construção ou reforma de um imóvel, o revestimento da fachada tem grande importância, pois além da estética também contribui para o conforto no interior da edificação e para a sua valorização. Os sistemas EIFS, da Sto Brasil, líder mundial em revestimentos com isolamento térmico para fachadas, garantem inúmeros benefícios em todas as etapas da obra e, principalmente, para os moradores.

São dois tipos de sistemas: o StoTherm Classic, conhecido como "reboco sintético", que é ideal para construções em alvenaria e concreto, e o StoTherm NExT, para construções em light steel frame ou wood frame.

Com a utilização do StoTherm, o morador tem conforto térmico garantido a curto e longo prazo, mesmo em ambientes de temperaturas extremas, pois os sistemas possuem placas de isolamento térmico, que protegem o interior da passagem de ar quente ou frio. Desta maneira, ocorre a redução dos custos com energia elétrica, uma vez que os aparelhos de ar condicionado e aquecedores não serão utilizados com tanta frequência. Assim como a temperatura, é resistente ao fogo e ao impacto.

Outros custos que também são reduzidos são os de reformas e reparos, pois graças ao alto desempenho e flexibilidade do material, as fachadas revestidas não têm fissuras ou patologias, desde que o produto seja instalado corretamente. Seguindo as manutenções preventivas previstas em seu manual de manutenção e conservação, sua vida útil e garantia chegam até 50 anos.

Os revestimentos possuem capacidade de respirar, permitindo a saída da umidade excessiva para a atmosfera na forma de vapor e protegendo as alvenarias contra infiltrações. Da mesma forma, a membrana impermeável StoGuard, presente no sistema StoTherm NExt, protege as juntas de placas em construções de light steel frame e wood frame, evitando o contato da água com a estrutura (no caso, o aço galvanizado ou a madeira).

Para garantir o máximo desempenho, é fundamental que o acabamento escolhido tenha o mesmo padrão de qualidade que os demais materiais do sistema. A Sto oferece diversos acabamentos que oferecem liberdade de design para arquitetos, além de agregar mais valor e qualidade ao imóvel. São centenas de cores, entre tons claros e intensos, resistentes ao desbotamento, e diferentes texturas com níveis variados, de acordo com a neces sidade do consumidor, resultando em inúmeras possibilidades de tonalidades e formas retas ou arredondadas. A execução para obter o formato desejado é simples, pois a Sto oferece as ferramentas necessárias para instalação.

Na obra, os sistemas StoTherm garantem praticidade e sustentabilidade. Como é leve (seu peso total é de apenas 12,50 kg/m²), proporciona uma aplicação muito mais fácil e rápida do que os métodos tradicionais, reduz o peso da construção em até 80% e o transporte vertical e horizontal.

Além disso, o consumo de água e a geração de entulho também são reduzidos. A quantidade de água utilizada é cerca de 90% menor do que sistemas tradicionais, e a geração de entulho, 75%. Outras reduções são a emissão de dióxido de carbono, sendo apenas um quinto, energia elétrica no processo de aplicação, e o tempo de revestimento em até 30%, uma vez que são aplicados por instaladores credenciados e possuem camadas de cura acelerada. O benefício adicional é o baixo volume de compostos voláteis (VOCs) na composição dos produtos, o que, juntamente com as demais vantagens, faz dos sistemas StoTherm a maneira mais sustentável de revestir.

  Mais notícias