quantiQ

Construção inovadora

12/06/2019 - 14:06

Tradicional seminário do SindusCon-SP debaterá novidades tecnológicas em estruturas e fundações de empreendimentos

Com a apresentação e discussão das inovações tecnológicas surgidas em projeto e execução de fundações e estruturas de edificações, o SindusCon-SP realizará em 26 de junho o seu tradicional Seminário de Tecnologia de Estruturas, no Hotel Grand Mercure (rua Olimpíadas, 205, São Paulo). Em comemoração aos seus 20 anos de existência, o evento fará um balanço das lições aprendidas nestas duas décadas; trará novidades, como o tema das estruturas pré-fabricadas; e mostrará a visão de futuro, com foco em alta produtividade, inovação em materiais e sistemas, desempenho e segurança.

Como ocorre tradicionalmente, o seminário foi organizado pelo Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e pelo Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP. O balanço dos temas, desafios e ações dos 20 anos do evento será apresentado por Maria Angelica Silva (NGI Consultoria). Jorge Batlouni, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, coordenará um painel especial sobre as lições aprendidas e o futuro em projeto e produção de fundações e estruturas. Participarão deste painel o coordenador do seminário Luiz Lucio e Roberto Clara (Lucio Engenharia), Augusto de Freitas (Pedreira de Freitas) e Frederico Falconi (ZF & Engenheiros Associados).

Um case de produtividade nos serviços de concretagem em Chicago será apresentado por Ricardo de Andrade (Engemix). Franco Maccheroni (Gerdau) abordará a produtividade em fundações e contenções com soluções metálicas. E Ana Gea (Hilti do Brasil), falará de produtividade através de inovação em sistemas de ancoragem em estruturas. O concreto de ultra alto desempenho (UHPC) e suas aplicações serão mostrados por Francisco Pedro Oggi (Empório do Pré-Moldado). As estruturas pré-fabricadas em edifícios altos serão objeto de outro painel. Nele, o professor Francisco Paulo Graziano (Poli/USP e Pasqua & Graziano) falará dos métodos construtivos industrializados para estruturas de concreto. E João Leonardi (Leonardi Construção Industrializada) discutirá o concreto pré-fabricado nos edifícios multipavimentos. Na sequência, os cuidados técnicos no projeto e execução das estruturas de concreto serão esmiuçados por Ricardo França (França e Associados). Nic Clark (KLH Massivholz) abordará o tema da Cross-Laminated Timber (CLT) - uma revolução na construção de edifícios em madeira. E os desafios e a tecnologia das contenções, fundações e estrutura do gigantesco empreendimento Cidade Matarazzo, em São Paulo, serão relatados por Mauricio Bianchi (Groupe Allard e membro do CTQ). O evento é aberto à participação de engenheiros de obra, profissionais de construtoras, empresas de engenharia, arquitetura, fundações e sistemas prediais, arquitetos, projetistas, calculistas, professores e estudantes universitários.

Informações e inscrições: www.sindusconsp.com.br.

  Mais notícias