quantiQ

Sustentabilidade e economia: Construtora Trisul investe em reúso de água em edifícios

19/06/2019 - 13:06

Tratamento de efluentes líquidos proveniente de chuveiros e torneiras de banheiro deve levar em conta a qualidade da água e a finalidade do reúso

Fazer uma boa gestão da água é um dos principais desafios da sustentabilidade. O reúso de águas cinzas, aquela proveniente de chuveiros, torneiras de banheiros e máquinas de lavar, é uma alternativa da Construtora Trisul em seu empreendimento Place Madalena. De acordo com Lucas Araujo, Superintendente de Marketing da Construtora Trisul, a iniciativa leva a uma economia de aproximadamente 6.650.000 litros/ano de água, já para o bolso o racionamento no empreendimento deve chegar aproximadamente em R$ 135.600,00/ano.

Segundo Robson Artélite dos Santos, gerente de obras da Construtora Trisul e responsável pela operação no Expande Vila Mariana, o empreendimento trabalha com soluções e elementos sustentáveis desde a sua concepção. "É importante que a sustentabilidade esteja dentro do projeto desde o início, evitando, assim, problemas de compatibilizações na execução da obra. O reúso de águas cinzas é uma das práticas que trarão resultados positivos para os futuros moradores do empreendimento da Trisul", conta.

A principal estratégia de sustentabilidade do Place Madalena é o sistema de reaproveitamento das águas cinzas nas bacias sanitárias dos apartamentos. Segundo Robson, a água proveniente de chuveiros e lavatórios de 50% dos apartamentos passará por tratamento e será destinada ao reúso, enquanto a água cinza dos outros 50% será descartada diretamente na rede de esgoto", explica. O empreendimento possui o total de 128 apartamentos, portanto 64 unidades abastecem o sistema de águas cinzas.

Ainda de acordo com o gerente de obras, o volume de metade dos apartamentos já é suficiente. "Toda vez que um morador acionar a bacia sanitária de seu banheiro, vai saber que aquela água é de reaproveitamento. Isso desenvolve um pensamento crítico interessante quanto à importância do uso consciente do maior bem natural que temos. Sem água não há vida", diz Robson.

Com a implantação deste sistema, o Place prevê o tratamento de cerca de 7.920.000 litros de água cinza por ano. Geralmente, o consumo da bacia sanitária é de 6 litros por descarga. Levando em conta que cada um de quatro moradores de um apartamento dão, em média, seis descargas por dia, o consumo da bacia sanitária é de 144 litros por dia (36 litros por pessoa). Ao fazer a conta por mês e por ano, são 4.320 litros/mês e 51.840 litros/ano por apartamento. No total, as 128 unidades do condomínio consomem 6.635.520 litros/ano de água apenas com o uso da bacia sanitária.

As tecnologias instaladas no Place Madalena ficam no subsolo do empreendimento. As águas cinza que serão destinadas para o reúso passam por um tratamento de ultrafiltração que, de acordo com Robson, nada mais é do que um filtro de 200 micra que tem a capacidade de reter partículas e sólidos suspensos. Nesta primeira etapa é possível produzir até 1.600 litros/hora de água. O próximo passo é a osmose reversa, que se trata de um filtro muito mais fino de 30 micra - o qual produz até 1.100 litros/hora de água tratada para reuso.

É nesta segunda etapa que o tratamento vai eliminar os nutrientes que não são vistos a olhos nus. Para entender a precisão do tratamento, cada micron - singular de micra - equivale à milésima parte de um milímetro, ou seja, 0,001 milímetro. Dessa forma, as partículas sólidas maiores que 30 micra serão retidas no segundo refinamento - para se ter uma noção, um grão de areia tem em média de 200 a 500 micra, o que o torna facilmente retido pelo filtro.

"Após a finalização da água tratada, ela recebe uma quantidade de cloro para conservação e é bombeada para uma caixa d'água superior, onde alimentará as bacias sanitárias dos apartamentos", explica o gerente de obras do empreendimento da Trisul.

Além dessa iniciativa, os empreendimentos mais recentes de médio e alto padrão da Construtora Trisul possuem certificação Aqua, que garante sustentabilidade em atividades como o reuso de água para as áreas comuns; coleta seletiva e placa solar, como exemplo. "Também estamos implementando o BIMe diversas outras ações em curso", finaliza Lucas Araújo, superintendente da Construtora Trisul.

  Mais notícias