quantiQ

Construção: três produtos do setor são reconhecidos internacionalmente

25/05/2012 - 10:05
Construção: três produtos do setor são reconhecidos internacionalmente

Design das peças levaram iF Product Design Award, maior premiação do setor.

O setor brasileiro de construção tem motivos de sobra pra comemorar: três representantes do país conseguiram reconhecimento de seu design no iF Product Design Award, maior premiação internacional do setor. Além do título, marca de excelência em design, os condecorados ainda ganham visibilidade mundial ao comporem exposições na Europa e na Ásia e tem destaque no Yearbook - catálogo com os premiados do mundo inteiro. Dentre os produtos premiados, estão, pisos, revestimentos e ferragens.

A começar pela linha Premium de ferragens da paranaense Elber, de peças para montagens de projetos com vidros temperados, os vencedores demonstram inovação. São dobradiças, trincos, fechaduras, suportes e acessórios, injetados em alumínio, o que explora o design diferenciado das peças. Deste modo, as peças trabalham com planos de reflexo opostos conferindo efeitos de luz, sombra e brilhos. Com grande preocupação com a ergonomia, a Linha é uma solução em design, para um mercado carente de soluções estéticas e funcionais.

Destaques da premiação, os revestimentos de piso e parede da designer de superfície Renata Rubim apontam para uma tendência no setor. O piso Praga é inspirado na praça central de Praga, capital da República Checa. Totalmente orgânica, com faces diferentes que se encaixam de uma maneira espantosa, formando layouts encaixados, e também composições diversas, ora permite a drenagem, ora rejunta perfeitamente a vedação.

Já o revestimento Catavento tem como principal característica o movimento com suas linhas e volumes ondulados. Apresenta, portanto, uma sinuosidade constante e suave que contrasta com o material do produto que é uma placa de cimento. A fabricação de todos os produtos Solarium apesar de ser em série é artesanal. A empresa tem uma cartela de cores variada e o cliente é quem faz a escolha. O Catavento foi lançado em março de 2011 e já é um campeão de vendas.

Todos os projetos foram auxiliados pelo programa Design Excellence Brazil, iniciativa de incentivo à indústria, promovida pelo Centro de Design Paraná. Além da ajuda financeira, o programa também fornece apoio logístico e de mídia aos selecionados. Em 2011, 100 produtos foram selecionados pelo DEBrazil para serem enviados ao iF. Destes 18 receberam o selo internacional na edição 2012.

  Mais notícias