quantiQ

Mercado de aditivos impermeabilizantes se organiza para crescer

28/06/2019 - 16:06

Criação de manuais técnicos e eventos para disseminar informações contribuem para alavancar a utilização dos concretos técnicos no Brasil!

Aditivos impermeabilizantes são adicionados ao concreto e argamassa, que reagem com o cimento durante o processo de hidratação, para dar origem a substâncias minerais que bloqueiam a rede capilar, proporcionando elevada impermeabilidade a estes materiais.

Com a demanda crescente do uso do concreto, o IBI Brasil criou uma Câmara Setorial de Aditivos. Para isso foram reunidas as empresas associadas que atuam neste setor, sob a coordenação do engenheiro Shingiro Tokudome, gerente executivo da MC-Bauchemie.

Esta Câmara se reúne mensalmente para a realização de estudos avançados nesta área. Segundo o artigo 15º do Estatuto do IBI, seu objetivo é propor a discussão e a busca de soluções para problemas em comum e de oportunidades de novos negócios, de mercado ou de desenvolvimento tecnológico. Esse papel é fundamental para o fortalecimento do setor e crescimento das empresas associadas. Saiba mais sobre as conquistas nesta entrevista com Shingiro Tokudome:

- Como surgiu a Câmara Setorial e Aditivos?

A Câmara Setorial de Aditivos do IBI Brasil surgiu da iniciativa de algumas empresas diante da falta de uma entidade que representasse os fabricantes de aditivos para concreto. Atualmente representa algo estimado em 70% do volume de aditivos produzidos no Brasil.

- Quais são as principais soluções e oportunidades que esta Câmara já trouxe?

Até o momento já foram criados dois manuais de utilização de aditivos para concreto com o objetivo de esclarecer o usuário sobre os cuidados a serem observados, as características técnicas dos aditivos de acordo com os insumos, a influência da temperatura do concreto e do ambiente externo , assim como o layout da localização e proteção dos tanques de armazenamento.

- Há algum desenvolvimento tecnológico que se destaca nesta área?

Em 2018 foi realizado um workshop no Instituto de Engenharia de São Paulo para divulgar a importância da evolução dos aditivos no mundo do concreto. Não podemos atribuir somente ao aditivo os grandes feitos nos projetos, mas com certeza eles têm uma importante participação no desenvolvimento do CAD (Concreto de alto desempenho) e UHPC (Ultra Hight Performance Concrete).

- Por que esta iniciativa do IBI é importante e como pode contribuir para o desenvolvimento do mercado de aditivos?

Acredito que o espaço criado no IBI para a Câmara de Aditivos, pode somar forças com outras entidades do setor e alavancar a utilização dos concretos técnicos, gerando um maior consumo de aditivos para concreto no país.

- Como você avalia o mercado de aditivos? Qual seu potencial de crescimento?

O mercado de aditivos está atrelado ao volume de concreto consumido no mercado, portanto, atualmente há uma boa demanda por parte do setor imobiliário, ainda que menor se comparada a 2015. O setor de obras de infraestrutura, responsável pelo consumo de um volume importante de aditivos para concreto, está com baixo consumo devido à paralização de muitos projetos do governo. Assim que a economia e os projetos de infraestrutura forem destravados, os volumes de aditivos para concreto também irão crescer organicamente.

- De que maneira hoje os aditivos impermeabilizantes são importantes para os projetos e obras?

Cada vez mais se especifica projetos com concreto de maior vida útil, melhor desempenho e durabilidade para ambientes agressivos. Neste quesito, os aditivos impermeabilizantes são importantes para mitigar patologias em concretos que ficam em constante contato com a água, como as estruturas subterrâneas por exemplo.

- Por que é importante que o concreto e a argamassa sejam impermeáveis?

Normalmente as estruturas de concreto são armadas com aço, que oxida ao entrar em contato com a água que chega ao aço através da alta porosidade e ou de fissuras no concreto. A utilização de uma proteção por impermeabilização desta estrutura evita a oxidação por contato do aço com a água e aumenta a vida útil da estrutura, além de mitigar outras patologias em concretos, onde o vetor é a água. Com relação às estruturas projetadas em argamassa armada, pode se considerar a mesma teoria do concreto armado.

- Quais os principais cuidados que devem se tomados para que o uso de aditivos não afete o desempenho do concreto ou da argamassa?

A utilização de fornecedores que ofereçam suporte técnico e a realização de testes prévios no concreto em escala reduzida no laboratório antes da utilização em campo, inclusive variando a quantidade adicionada ao concreto pode ajudar a entender melhor os efeitos do aditivo com os insumos. Estes seriam alguns dos cuidados para obter os resultados esperados do aditivo a ser utilizado.

Saiba mais:

Um dos fatores que mais preocupam nas obras é o efeito da água nas construções. Para este problema há diversos tipos de aditivos impermeabilizantes, que combatem os efeitos que a água causa ao entrar em contato direto com o concreto, como a corrosão da armadura, vazamentos ou a simples umidade. Por isso são utilizados aditivos, que não causam reações negativas nas propriedades físicas dos concretos, diminuindo a permeabilidade e auxiliam na resistência mecânica.

É necessário o emprego de materiais de boa procedência, sendo que o uso de aditivos impermeabilizantes não deve afetar as características físicas e químicas do concreto. Ou seja, mesmo que seja possível a obtenção de um concreto mais impermeável, a sua resistência à compressão, plasticidade, tempo de pega e durabilidade não podem ser alterados negativamente.

  Mais notícias