quantiQ

Nova sílica promete melhor desempenho de adesivos estruturais

15/06/2012 - 16:06

A Cabot Corporation desenvolveu um novo aditivo: a sílica pirogênica CAB-O-SIL ULTRABOND 5760, que já está à venda globalmente, é uma sílica de superfície tratada de altíssimo desempenho, segundo a empresa, que maximiza o desempenho do adesivo, particularmente à base de Epóxi.  O material pode ser usado em adesivos numa ampla variedade de aplicações, que incluem automóveis, aeronaútica, construção, eletrônica e pisos revestidos com madeira, entre outras. A aplicação de adesivos estruturais em automóveis está crescendo, onde a sílica é aplicada ao adesivo que substitui soldas tradicionalmente usada em automóveis, para fixação de duas ou mais peças possibilitando o uso de materiais de baixo peso com resistência mecânica adequada para a aplicação.

Valdemir Prodocimo, gerente global de adesivos e composites de Cabot afirma que  "A sílica pirogênica CAB-O-SIL ULTRABOND 5760 é um aditivo de alto desempenho que traz benefícios tanto aos fabricantes como aos usuários de adesivos. Quando os produtores de adesivos usam a nova sílica da Cabot em suas formulações, conseguem economias significativas em tempo e em energia durante o processo de manufatura. Como a sílica pirogênica CAB-O-SIL ULTRABOND 5760 fornece alta resistência ao escorrimento, os fabricantes de adesivos podem reduzir a concentração de sílica entre 10 a 15 por cento, resultando num adesivo de menor viscosidade. A concentração menor de sílica e menor viscosidade permitem que os produtores de adesivos economizem tempo, energia e dinheiro em seus processos de produção.”

Para os fabricantes de automóveis e usuários finais, a viscosidade dinâmica dos adesivos que usam a sílica pirogênita CAB-O-SIL ULTRABOND 5760 permite uma aplicação mais rápida do material, “independentemente do equipamento que aplica o adesivo no substrato. A sílica também proporciona resistência mais alta ao escorrimento, criando alta estabilidade nas linhas de adesivos aplicados no substrato. A sílica CAB-O-SIL ULTRABOND 5760 permite uma taxa de recuperação da viscosidade de mais de 50 por cento quando comparado aos graus de sílica dos concorrentes”, destaca Prodocimo.

  Mais notícias