quantiQ

Encontro discute novas matérias-primas para adesivos

22/06/2012 - 11:06
Encontro discute novas matérias-primas para adesivos

Seminário Internacional de Inovações Tecnológicas em Adesivos aconteceu em Itupeva (SP).

A Kraton Polymers, Nynas, BASF e Akzo Nobel/Expancel reuniram as principais empresas produtoras de adesivos da América do Sul para participarem do Seminário Internacional de Inovações Tecnológicas. No total, 110 profissionais das áreas de pesquisa e desenvolvimento estiveram presentes no evento.

No seminário, realizado no dia 19 de Junho no Hotel Quality Resort & Convention Center, em Itupeva/SP, foram realizadas apresentações técnicas sobre as principais matérias-primas utilizadas na área de adesivos, abordando novos produtos e desenvolvimentos para este mercado. Segundo Lucas Oviedo D’Almeida, gerente de contas da Kraton Polimers, as palestras tiveram foco em novas matérias-primas para a fabricação de adesivos hotmelt. “Estefoi o primeiro encontro desse tipo, mas tivemos várias solicitações para que haja outros seminários com essa finalidade.”

Programação

Para abrir o evento, Kamyar Alavi proferiu a palestra "Óleos naftênicos de alto grau de refino como plastificantes em adesivos hotmelt", e na sequência, Martine Dupont fez uma abordagem sobre “Quimica dos copolímeros de estireno em bloco - Aplicações tradicionais e Inovações”. Após o almoço, outras duas palestras completaram o evento: “Microesferas Expancel para adesivos hot melt”, com Vinícius Petegrosso; e “Technical Advances in Heat Stabilization of Hot Melt Adhesives”, com Ricardo Sarra. As palestras internacionais terão tradução simultânea.

Ricardo Sarra, Business Coordinator for Additives Formulation and Dispersions for Paints and Construction - South America da BASF, lembra que a empresa é ativamente voltada às novas tecnologias e líder mundial no setor de aditivos para formulação, apresentando para o mercado de adesivos, como os avanços técnicos na estabilização térmica em adesivos hotmelt podem agregar valor a formulação de adesivos e melhorar o desempenho do produto final, proporcionando melhores soluções aos clientes com diferenciais significativos com a mais alta tecnologia para o contínuo desenvolvimento de sistemas de adesivos. “Uma das inovações apresentadas pela BASF, foi o antioxidante multifuncional Irganox1726, que apresenta como objetivo principal oferecer em uma única molécula, dois tipos de estabilização: a de processo e a de armazenamento, além de melhorar a cor e a estabilidade da viscosidade nos adesivos hotmelt.”

Durante a apresentação da Nynas. Kamyar Alavi, da área de marketing técnico, demonstrou as vantagens do uso de óleos naftênicos em adesivos hot melt para as mais diversas aplicações, como fraldas e higiênicos descartáveis, embalagens, fitas e etiquetas, dentre outras. “Tanto esta como as outras apresentações foram muito apreciadas e elogiadas pela plateia em relação à qualidade e à utilidade das informações”, afirmou Gutenberg Souza Oliveira, naphthenics sales Américas da Nynas, que fabrica e comercializa óleos minerais para aplicações especiais. “Nosso principal intuito é a criação de valor sustentável para uma matéria-prima de disponibilidade finita: o petróleo. Dentro do seu campo de especialização, a Nynas é um parceiro global dos clientes, disponibilizando uma ampla linha de produtos para as mais diferentes aplicações", completa Oliveira.

Já Martine Dupont, pesquisadora da Kraton na Europa, enfatizou que os copolímeros de estireno em bloco (SBCs) são utilizados em uma variedade muito grande de adesivos sensíveis a pressão (PSA), devido a sua flexibilidade de formulação com diversos tipos de resinas e matérias-primas, adesão a diferentes tipos de substratos e a sua processabilidade em hotmelt ou em solução. Foram apresentados as diversas famílias de SBCs produzidas pela Kraton, como as linhas SBS (Estireno-butadieno-estireno), SIS (estireno-isopreno-estireno), SEBS (estireno-estileno-butileno-estireno) e SEPS (estireno-etileno-propileno) que são largamente utilizados para a produção de fitas e etiquetas auto-adesivas, hotmelts para a indústria de fraldas e embalagens, selantes e óleo géis. Além dos produtos fornecidos regularmente para o mercado, a Kraton abordou novos produtos que foram desenvolvidos nos últimos anos, como a linha SIBS (estireno-isopreno-butadieno-estireno) que permite o desenvolvimento de adesivos PSA com maior estabilidade térmica e compatibilidade com outros tipos de resinas tackficantes para redução de custo e adesão a baixas temperaturas, e a linha Kraton A (SEB/SS), onde é possível o desenvolvimento de adesivos PSA com matérias-primais de fontes naturais.

Por sua vez, a AkzoNobel apresentou a linha de agentes expansores e cargas de baixa densidade Expancel. “As microesferas termoplásticas Expancel atingem densidades tão baixas quanto 25kg/m³ (ou seja, cada 1kg do produto correspondem a 40 litros de volume). Com um grande número de grades que se expandem desde 100°C até 220°C, o amplo portfólio de produtos consegue atender aos mais diversos processos“, ressaltou Vinícius Petegrosso, Sales Engineer Expancel.

  Mais notícias