quantiQ

Indústria de cloro-álcalis reduz em 81,7% acidentes com transporte de produtos químicos

07/12/2020 - 10:12

O número de ocorrências envolvendo caminhões que transportam produtos da indústria de cloro-álcalis diminuiu 81,7%  desde o início da série histórica, em 2005, informa a Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) . Em 2019, a entidade contabilizou o índice de 0,24 acidentes a cada 10 mil viagens, ante 1,31% registrado em 2005.

"Esse índice mostra que o setor trabalha fortemente na prevenção de acidentes, seja no treinamento, capacitação e conscientização dos motoristas, bem como no investimento em tecnologia através de rotogramas falados e sistema de rastreamento eficiente, além de manter uma frota com idade média bem reduzida”, afirma Nelson Felipe, diretor-assistente da Abiclor.

“A segurança preventiva é essencial no transporte dos produtos do segmento cloro-álcalis”, afirma o executivo. A indústria, cada vez mais, vem aprimorando seus processos de gestão desde o transporte até a entrega no destinatário, com o objetivo de minimizar riscos. Segundo a entidade, a busca pelo indicador zero é a meta de todos os responsáveis envolvidos na produção, distribuição, transporte e usuários de seus produtos.

A Abiclor destaca o investimento das indústrias do setor químico em conscientização e treinamento de colaboradores, além da busca por meios e procedimentos seguros para o transporte.

Para reduzir o número de acidentes com produtos químicos, a regulamentação brasileira sobre o transporte de produtos perigosos em rodovias é baseada nas recomendações do Comitê de Peritos em Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas. Agentes da indústria contribuem com os órgãos públicos para aprimorar e adaptar essas recomendações à realidade nacional.

  Mais notícias