quantiQ

Evonik atravessa bem a pandemia e retoma trajetória de crescimento

17/03/2021 - 21:03

Metas para 2020 realizadas: EBITDA ajustado de 1,9 bilhão de euros, vendas superiores a 12 bilhões de euros

A Evonik atingiu as metas financeiras que havia estabelecido em maio de 2020. A produção e a logística foram asseguradas no mundo inteiro e todas as medidas de proteção dos colaboradores foram implementadas de maneira consistente. Em 2021, está retomando a sua trajetória de crescimento.

“Passamos no teste de resistência da pandemia”, disse Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva da empresa. “Superamos a crise com sucesso e cumprimos o que prometemos”.

No segundo trimestre de 2020, a Evonik foi uma das poucas empresas a oferecer uma perspectiva para o ano inteiro. Com EBITDA de 1,91 bilhão de euros e vendas de 12,2 bilhões de euros, a meta foi plenamente atingida. O EBITDA ajustado recuou 11% na comparação com o ano anterior, enquanto as receitas das três divisões de crescimento Specialty Additives, Nutrition & Care e Smart Materials caíram somente 3%. Essas três divisões atualmente respondem por cerca de 95% das receitas das atividades operacionais. No ano anterior, a Evonik registrou um EBITDA ajustado de 2,15 bilhões de euros e vendas de 13,1 bilhões de euros. 

“Na crise, a nossa transformação em direção às especialidades químicas se mostrou acertada”, disse Kullmann. “Estamos no meio desse processo de transformação, que continuaremos impulsionando e que vai gerar um novo crescimento em 2021 e além”. 

Os projetos de crescimento incluem a ampliação da produção de lipídios especiais, que são essenciais para vacinas contra a Covid-19 baseadas em mRNA. Além da produção nos Estados Unidos e no Canadá, a Evonik também está ampliando as suas unidades produtivas nos parques químicos de Hanau e Dossenheim, na Alemanha, que devem produzir lipídeos em quantidades comerciais já na segunda metade de 2021. O novo complexo de produção da Evonik para poliamida 12, usada em mercados de crescimento como a impressão 3D, também ficará pronto este ano, conforme planejado. 

Cerca de 35% das vendas da Evonik são geradas atualmente em produtos que, comparados aos da concorrência, oferecem benefícios de sustentabilidade superiores aos clientes. No campo das tecnologias futuras, as chamadas Soluções de Próxima Geração são necessitadas com urgência. A Evonik continuará aumentando a proporção das vendas decorrente desses produtos nos próximos anos. 

Para 2021, a Evonik estima que o EBITDA ajustado suba para 2,0-2,3 bilhões de euros. A expectativa em relação às vendas se situa entre 12-14 bilhões de euros e a taxa de conversão de caixa em torno de 40%. No primeiro trimestre deste ano, a empresa espera um EBITDA ajustado de, no mínimo, 550 milhões de euros.

No ano passado, a Evonik aumentou o seu fluxo de caixa livre para 780 milhões de euros e a taxa de conversão de caixa para mais de 40%. “Aumentamos a nossa previsão de fluxo da caixa livre duas vezes durante o ano e acabamos até mesmo excedendo a última previsão”, disse Ute Wolf, CFO da Evonik. “Nossa perspectiva aponta para uma direção clara: esperamos um crescimento nas receitas, uma taxa de conversão de caixa persistentemente alta e, em razão disso, um aumento no fluxo de caixa livre em 2021.

A receita líquida do ano de 2020 recuou para 465 milhões de euros. Em 2019, o valor era de 2,1 bilhões de euros, número que incluía os recursos da venda do negócio de metacrilatos.

 A Evonik acredita em continuidade no que tange aos dividendos.  Na reunião anual de acionistas a ser realizada em 2 de junho de 2021, a diretoria executiva e o conselho de administração vão propor um dividendo de 1,15 euro por ação. Com base no preço de fechamento das ações no final de 2020, isso representa um rendimento de dividendos de 4,3%.

  Mais notícias