quantiQ

Sto inspira-se na natureza para desenvolver soluções biomiméticas para a construção

06/04/2021 - 14:04

Tecnologia Dryonic é inspirada em besouro do deserto para tornar superfícies hidrorrepelentes

O besouro do deserto africano da Namibia foi a inspiração para a criação da tinta de fachada StoColor Dryonic. Esta criatura foi abençoada com longas pernas traseiras que a ajudam a recolher água. Quando o nevoeiro atravessa as dunas de areia de manhã cedo, o besouro baixa a cabeça e levanta a traseira. Isto permite que o nevoeiro condensado na sua concha corra diretamente para a sua boca.

A única razão pela qual esta técnica de apoio funciona tão bem é que a concha na parte de trás do besouro é coberta por covinhas microscópicas. As pontas hidrofílicas permitem que a água se condense e os espaços entre elas asseguram que ela escorra. Esta microtextura foi tomada como inspiração para a criação da tecnologia StoColor Dryonic usando aglutinantes e enchimentos. Ela funciona em praticamente todos os substratos de construção convencionais, incluindo reboco, concreto, tijolo, metal, telhas de argila, placas de fibrocimento, madeira e plástico.

As fachadas estão constantemente expostas às condições meteorológicas, incluindo o orvalho e a chuva. Isso as deixa em risco de serem infestadas por micro-organismos nocivos, especialmente se estiverem localizadas perto de árvores, arbustos ou água. Mas a tecnologia Dryonic priva esses microrganismos dos nutrientes de que necessitam para crescer, assegurando que o orvalho e o nevoeiro simplesmente desapareçam. Além disso, outras tecnologias inteligentes adicionais protegem a fachada contra o desbotamento ou o aquecimento excessivo ao sol.

  Mais notícias