quantiQ

Abiclor e Cetesb assinam protocolo de intenções para redução de impactos ambientais nos processos produtivos das empresas associadas à entidade

11/06/2021 - 15:06

A Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) assinaram esta semana o Protocolo de Intenções sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. A parceria visa instituir, voluntariamente, metas de redução dos impactos ambientais decorrentes dos processos produtivos e da prestação de serviços das empresas associadas à entidade.  Pela relevância econômica e pelo compromisso com as práticas sustentáveis, o setor de cloro-álcalis é o primeiro a fazer parte do programa ODS Cetesb. 

A formalização oficial foi em um evento virtual que contou com a participação do presidente do Conselho Diretor da Abiclor, Mauricio Russomanno, e do diretor-executivo, Martim Afonso Penna. Pela Cetesb, participaram Patrícia Iglecias, presidente, Maria Fernanda Pelizzon Garcia, gerente da divisão de mudanças climáticas e acordos multilaterais, e Jorge Gouveia, gerente do departamento de desenvolvimento estratégico e institucional. 

Mauricio Russomanno destacou que o setor de cloro-álcalis está na base dos principais segmentos que movimentam a economia e está comprometido em reforçar a busca de um mundo melhor para todos. “A indústria já desenvolveu muitos programas na área de sustentabilidade, mas queremos e podemos mais”, afirmou. 

“A indústria de cloro-álcalis se orgulha de trabalhar voluntariamente dentro dos mais elevados padrões de segurança, saúde, qualidade e respeito ao meio ambiente. A contribuição da nossa indústria para o país vai além da geração de empregos, renda e tributos. Os produtos do setor são fundamentais para a melhoria das condições de higiene e redução de doenças de veiculação hídrica”, disse o diretor-executivo, Martim Afonso Penna. 

A presidente da Cetesb, Patrícia Iglesias, disse que a iniciativa “reforça uma parceria que existe há anos entre Cetesb e Abiclor, no sentido de colaboração e compartilhamento de informações técnicas.” 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, recomendado pelas Nações Unidas têm o objetivo de produzir um conjunto de metas voluntárias ao setor produtivo que suprisse não só os desafios ambientais, mas também políticos e econômicos mais urgentes que o planeta enfrenta. 

As diretrizes da indústria de cloro-álcalis estão em sintonia com os ODS, em especial, o número 6: Água potável e Saneamento. Além de o cloro garantir a desinfecção e qualidade da água para o consumo, seus derivados são fundamentais nas distintas etapas de tratamento da água captada e de esgotos”. 

  Mais notícias