quantiQ

Construções devem adquirir ritmo acelerado no cenário mais controlado da pandemia

31/08/2021 - 16:08

Setor de produtos e serviços associados à construção civil deve transformar o perfil imobiliário na região de Campinas. Com a última fase de comercialização no Bela Aliança Bairro & Parque, lotes serão liberados para edificações

Com um cenário mais controlado para a pandemia, a perspectiva é de que obras e construções adquiram um ritmo acelerado no País. A Federação Brasileira de Redes Associativas de Materiais de Construção (Febramat) projeta para 2021 um crescimento de 39,5% nas vendas. Na região de Campinas, que pela segunda vez consecutiva responde pelo melhor desempenho na comercialização de terrenos no Estado de São Paulo, de acordo com a pesquisa encabeçada pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP), o setor de produtos e serviços associados à construção civil deve transformar o perfil imobiliário neste e nos próximos anos, com geração expressiva de empregos.

Dois empreendimentos são exemplares nos bons resultados do mercado de loteamentos na Região Metropolitana de Campinas. O Montana Residence, localizado em Monte Mor, comercializou somente no dia do lançamento 70% de seus 201 terrenos disponíveis. O outro caso de sucesso é o Bela Aliança Bairro & Parque. Após duas fases muito bem-sucedidas de comercialização, o conceito de bairro aberto planejado no município de Campinas realizou na terceira e última etapa a venda de 606 terrenos, dos quais 498 residenciais e o restante, comerciais.

“A partir da última fase de comercialização do Bela Aliança, temos a perspectiva de liberar, em breve, os lotes para construção”, afirma Júnior Cabrino, sócio-presidente da Montana, que junto com a Montante Urbanismo idealizou o bairro aberto planejado.

Também à frente do Montana Residence, em Monte Mor, Cabrino destaca que tanto para este empreendimento quanto no Bela Aliança, em Campinas, foi firmada uma parceria com o site Planta de Casa Pronta para facilitar a etapa de construção das moradias.

“O cliente que adquire o seu terreno em um destes loteamentos têm à disposição no Planta de Casa Pronta vários modelos e plantas de casa adequados à metragem dos lotes”, diz o empresário. O site mostra ao interessado imagens em 3D, que facilitam a visualização dos projetos.

Segundo Júnior Cabrino, a parceria nos dois empreendimentos traz muitas vantagens para quem vai construir a casa própria. “O valor de uma planta no site, a partir do acordo que fizemos, chega a 300 reais. Se fosse contratar um arquiteto, o preço subiria para cerca de 10 mil reais”, compara.

O empresário destaca que o cliente, pagando um valor a mais, pode ter também as plantas executiva, elétrica e hidráulica. “Com um pouco mais de investimento, ele recebe o orçamento completo e atualizado da obra em uma planilha Excel”, diz. Nesta modalidade mais completa, a vantagem é evitar o desperdício na obra. “Quem constrói tem a noção exata da quantidade de tijolos, telhas, tubulações e outros itens essenciais à edificação sem descarte de matéria-prima”, finaliza.

  Mais notícias