Durante a Expobor, que acontecerá de 26 a 28 de junho, a Dow apresentará o Silastic SST-2650, solução de silicone que oferece vedação superior para pneus, permitindo o deslocamento por longas distâncias mesmo após uma perfuração, sem a necessidade de reparos imediatos.
A tecnologia do produto facilita sua separação ao final da vida útil, proporcionando maior reciclabilidade tanto dos pneus quanto do silicone.
São Paulo, junho de 2024 - A Dow, multinacional do setor químico e petroquímico, estará presente na 15ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos Matéria-Prima e Serviços para a Indústria da Borracha (Expobor), que acontece de 26 a 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
No evento, a Dow mostrará ao mercado automotivo o SilasticSelf-Sealing Tire, inovação em tecnologia de pneus autovedantes com selantes à base de silicone. Com excelente desempenho de vedação, a solução forma uma camada na superfície interna do pneu, permitindo dirigir por longas distâncias sem a perda de pressão dos pneus, mesmo após uma perfuração, evitando a necessidade de reparos imediatos. “É preciso apenas uma fina camada de selante de silicone para obter resistência à perfuração, estabilidade a longo prazo e estanqueidade ao ar”, explica Juan Beltramo, Especialista de Marketing para Mobilidade e Transportes da Dow na América Latina da Dow.
Os atributos de circularidade e sustentabilidade são outros dos benefícios do selante Silastic. “Ao contrário da maioria dos selantes convencionais do mercado, os selantes de silicone autovedantesSilastic podem ser facilmente separados dos pneus ao fim de sua vida útil, propiciando maior reciclabilidade dos pneus e do silicone. Ele também elimina a necessidade de pneus sobressalentes, reduzindo o peso do veículo, melhorando a sua autonomia e a eficiência do combustível, e proporcionando mais liberdade de design”, menciona Carlos Adami, Cientista para a Mobilidade e os Transportes da Dow na América Latina.
A tecnologia exclusiva da Dow possibilita ainda que a fabricação dos pneus seja feita de maneira fácil e rápida, com equipamento padrão em temperatura ambiente, sem necessidade de pré-limpeza e pré-composição. Além disso, a superfície do pneu não precisa passar por limpeza a laser antes da aplicação do revestimento, o que reduz o consumo de energia e o impacto ambiental durante a produção.