quantiQ

Sustentabilidade na construção civil: Brasilit e Isover patrocinam projeto Ekó House

06/07/2012 - 14:07
Sustentabilidade na construção civil: Brasilit e Isover patrocinam projeto Ekó House

Empresas do Grupo Saint-Gobain investem em protótipo da casa sustentável desenvolvida por alunos e professores universitários.

Cientes da importância e investimento na sustentabilidade no segmento da construção civil, a Brasilit e a Isover, empresas do Grupo Saint-Gobain, patrocinam a Ekó House, projeto de casa autossuficiente elaborada por alunos e professores de diversas universidades do país.

O protótipo também é o único representante do continente americano no Solar Decathlon Europe 2012, competição internacional - que acontece entre 14 e 30 de setembro em Madrid, na Espanha - em que cada universidade participante constrói uma casa solar e energeticamente sustentável utilizando tecnologias disponíveis no mercado.

A casa autossuficiente propõe um novo conceito de vida num país mais sustentável. O nome "Ekó" vem da língua Tupi-Guarani e significa "viver" ou "modo de viver". A casa mistura soluções locais e tradicionais com tecnologias de alta performance. E, para atender essa demanda, as empresas do Grupo Saint-Gobain, Brasilit e Isover, cederam ao projeto soluções que contemplam as necessidades de eficiência e de fácil processo de montagem.

A Brasilit contribuiu com as Placas Cimentícias Impermeabilizadas, solução em construção a seco de fácil instalação, utilizada como revestimento da Ekó House. Já a Isover disponibilizou produtos para o revestimento térmico de alto desempenho, tais como o Feltro em Lã de Vidro, para instalação em lajes e nas paredes do protótipo, e a solução Vario, indicada para isolamento térmico e acústico e que contribui diretamente para a economia de energia.

Elaborado por meio de parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de São Paulo (USP), com colaboração da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Santa Catarina, a equipe do projeto Ekó House é composta por professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Sanitária e Ambiental, Automação e Sistemas e Design e Marketing.

  Mais notícias