quantiQ

BASF anuncia mudanças nas áreas de Químicos, Plásticos e Produtos de Performance para América do Sul

16/07/2012 - 13:07

Integrante do Grupo BASF, Shane Porzio acaba de deixar a Vice-Presidência de Dispersões e Pigmentos para a América do Sul para assumir a Vice-Presidência Global da unidade de Caulim, baseada em Charlotte, Estados Unidos. Para sua sucessão foi nomeado Marcos Allemann, que era Diretor de Químicos para Papel para a América do Sul, e agora dará continuidade ao sucesso da administração do processo de Dispersões e Pigmentos para América do Sul. E para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Marcos, Fernando França Correia Barbosa atual responsável pelo departamento de Marketing, Vendas e Desenvolvimento de Calçados, TPU e Cellasto, assumirá a Diretoria de Químicos para Papel para América do Sul.

Formado em engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo - USP, e com especialização em Operações Industriais pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Allemann iniciou sua carreira no mercado químico em 1983, na Fertibrás, na área de pesquisa e desenvolvimento de agro químicos e posteriormente na produção de fertilizantes. Em 1990, ingressou na Ciba-Geigy, multinacional farmacêutica, como Gerente de Vendas da Divisão de Pigmentos e após cinco anos, foi promovido a Diretor da América Latina. Em 1998, entrou para o time da Ciba Especialidades Químicas, indo trabalhar mais tarde na sua sede em Basiléia, na Suíça, onde assumiu a função de Responsável Global por Vendas de matérias primas para Tintas.

Em abril de 2009, com a aquisição da Ciba Holding AG pela BASF SE, Allemann teve atuação fundamental no processo de integração das empresas e posteriormente foi convidado a assumir a Diretoria de Químicos para Papel na América Latinado Sul. Agora, Marcos Allemann assume a Vice-presidência de Dispersões e Pigmentos para a América do Sul.

Já Fernando ingressou na companhia em 1998 na área de desenvolvimento de sistemas de poliuretano. Desde então, começou a construir uma carreira na BASF, passando para a área de aplicação técnica, desenvolvendo conhecimento técnico no uso do poliuretano nos segmentos de refrigeração e construção, acumulando depois de um ano, a responsabilidade por Vendas na mesma área. Em 2007, Barbosa foi convidado a assumir  a Gerência de Negócios responsável pelo marketing estratégico, vendas e desenvolvimento de calçado e poliuretano termoplástico (TPU) para a América do Sul. Após dois anos, Fernando passou a responder também pela área de Cellasto, negócio especializado no fornecimento de sistemas de suspensão e isolamento de vibrações para a indústria automotiva. Agora, a partir de agosto, Fernando Barbosa assume a Diretoria de Químicos para Papel para América do Sul.

O executivo é graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP e pós-graduado em Gestão Empresarial com especialização em Finanças pela FGV - São Paulo.

  Mais notícias