quantiQ

Tecnologia gaúcha estará no primeiro prédio comercial ecológico da América Latina

16/07/2012 - 14:07

Integrante do Programa EcoCommercial Building, em parceria com a Bayer MaterialScience, a empresa gaúcha FCC estará fornecendo sua inovadora argamassa polimérica para o primeiro prédio comercial ecológico da América Latina.

O Programa EcoCommercial Building consiste em uma rede de parceiros integrada para a construção de edifícios sustentáveis. O lançamento mundial foi em 2009 e já tem quatro edifícios construídos, na Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e Índia. O primeiro prédio da América Latina ficará às margens do Rio Pinheiros, em São Paulo/SP e deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2013.

A contribuição do grupo FCC é uma tecnologia que substitui a argamassa convencional (mistura de cimento, areia, cal e água), em uma nova forma de levantar paredes: colando os tijolos. O novo processo combina economia e sustentabilidade e já está sendo utilizado por construtoras em todo o país.

Além de aumentar a produtividade da mão-de-obra em até 3 vezes, reduzir desperdício e otimizar a logística no canteiro de obra, o produto ainda apresenta desempenho mecânico superior ao da alternativa tradicional.

A inovação também tem um cunho ecológico por não utilizar na sua formulação cimento ou areia, o que reduz emissões de CO2 e ajuda a preservar ecossistemas de leitos de rios. O produto é comercializado em embalagens de 3kg, 5kg e 15kg e já vem pronto para o uso, não necessitando nem mesmo de água.

No Brasil, apenas 1% das construções são baseadas em conceitos de sustentabilidade. A expectativa é de que eventos de dimensões internacionais, como Copa do Mundo e as Olimpíadas, que colocarão o país em primeiro plano na visão do mundo, contribuam para aumentar o interesse do segmento na área da sustentabilidade.

  Mais notícias