quantiQ

Adecol apresenta as novidades para a indústria de madeira e móveis na ForMóbile 2012

25/07/2012 - 17:07

Com mais de 50 opções de colas para madeiras, Adecol investe em produtos sustentáveis.

A Adecol, maior fabricante exclusivo de adesivos industriais do País com capital 100% nacional e uma produção de mais de 500 tipos de adesivos desenvolvidos para atender diversas demandas de inúmeros setores, estará presente na 5ª edição da Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis, que acontece de 24 a 27 de julho no Pavilhão de Expositores do Anhembi com várias novidades para o segmento de madeira e moveleiro.

A empresa possui uma linha completa de colas para madeira, com 50 itens. Os principais produtos destinados a esse mercado são: PVA, HotMelt e PuroTack. O tipo PVA é uma cola branca, a base de água que tem como base polimérica principal soluções de álcool e resinas vinílicas, ideal para montagem de móveis, cadeiras, urnas, fabricação de painéis, colagem em prensas de alta frequência, fabricação de tamburato, colocação de tampos, entre outros - uniões gerais de madeira com madeira. Nesse segmento, a Adecol possui colas específicas para cada aplicação citada, com alta performance e baixo custo. A HotMelt é usada para colagem de bordos em móveis. Nessas aplicações, a Adecol possui um portfólio extenso de diversas cores para a utilização em todos os tipos de máquinas do mercado, alta, média, ou baixa velocidade, com diferentes exigências de performance e acabamento. Já o PuroTack, lançamento deste ano, é também apresentado como dispersão aquosa, porém de base poliuretânica. É indicado, principalmente, para colagem de espumas com espumas ou espumas com outros substratos, muito observado na indústria de estofados. Trata-se de uma inovação exclusiva da empresa, que utiliza um produto base água. Isso, enquanto o restante do mercado ainda trabalha com produtos à base de solvente. Assim, o produto não agride à natureza nem tem efeitos que possam ser nocivos à saúde dos compradores de móveis assim como dos que trabalham na preparação dos mesmos e são sustentáveis social e ambientalmente.

O mercado de cola para madeiras mudou bastante nos últimos anos. “Atualmente, a busca por produtos mais sustentáveis e a utilização de materiais que não sejam nocivos à saúde são uma tendência desse mercado”, comenta Alexandre Segundo, diretor da Adecol. Importadores da Europa, Estados Unidos e Japão não aceitam mais colas para madeira com base solvente. Esta matéria-prima é a responsável pelo odor mais forte nos produtos, que pode desencadear alergias. Além disso, o solvente é bem agressivo ao meio ambiente. “Em breve, será uma exigência no Brasil também”, conta Segundo. Para antecipar-se a esse cenário, que a Adecol criou uma linha completa de colas para madeira base água, sem solvente. Há ganhos na cadeia produtiva irreversíveis, como a ausência de um ambiente insalubre ao colaborador, redução nas apólices de seguros das empresas, além de ganhos indispensáveis para o usuário de adesivo, como melhor adesão final, manuseio limpo e maior rendimento na aplicação. A linha PuroTack foi baseada na tendência mundial de sustentabilidade e das melhores práticas industriais e químicas do mercado. Antes era realmente necessário a utilização de solventes, pois não havia uma tecnologia pura e limpa que garantisse a colagem. Porém, atualmente, com parceiros tecnológicos internacionais, temos orgulho de poder apresentar em primeira mão ao mercado brasileiro um produto base água que consegue unir esse tipo de substratos.

A aplicação mais usual de cola em madeira é na fabricação de móveis. Entretanto, o maior volume utilizado no Brasil de cola para madeira é na fabricação de chapas de compensado. “Isso se deve ao hábito de consumo brasileiro, que prioriza os móveis feitos com madeira processada, como o MDF e MDP. Assim, para cada tipo de madeira, aplicação ou exigência do cliente é usada uma cola específica”, comenta Alexandre. A 5ª edição da ForMóbile, maior evento do setor madeira-móveis da América Latina de 2012,  pretende receber cerca de 62 mil visitantes.

ForMóbile 2012 - 5ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira-Móveis

Data: de 24 a 27 de julho
Horário: das 13 às 21 horas
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo
Localização do Estande: Rua H, estande 105

  Mais notícias