quantiQ

Concreto aparente: Modernidade e praticidade aos apartamentos

25/07/2012 - 17:07

Material faz parte da nossa arquitetura, desde as formas livres de Oscar Niemeyer ao cotidiano das grandes metrópoles.

A mistura de cimento, areia e água se transformou em marca registrada do movimento modernista no início do século 20. No entanto, a fórmula ficou um tempo esquecida, voltando a ser usada apenas no fim da década de 1960.

Esse foi o seu auge. Porém, o auge do uso do material foi nos anos 70, moderado nos 80, ignorado nos 90 e resgatado nos anos 2000. Atualmente, a plasticidade e o aspecto do concreto voltaram a conquistar profissionais da área e aqueles que desejam dar ares contemporâneos a casa.

Conhecido pela versatilidade, o concreto aparente deixou de ser visto como coadjuvante e conquistou seu espaço dentro e fora dos lares. Deixá-lo à vista, sem maquiagem garante elegância ao projeto. Prova disso é a aplicação desse conceito em apartamentos. Para Luana Rizzi, diretora de marketing da MaxHaus, as diversas possibilidades de aplicação do concreto aparente garantem a modernidade do ambiente. “A versatilidade do material dispensa o desenvolvimento de outras etapas da obra, como emboço e reboco. Além disso, não é preciso gastar com outros revestimentos.”, afirma a diretora.

Paredes, colunas, forros, lajes e pisos, em qualquer aplicação o concreto aparente deixa o ambiente mais charmoso. Apostando na sobriedade da cor cinza o que remete a uma característica mais urbana, pode oferecer inúmeras possibilidades, até mesmo criar móveis para a decoração da casa como bancadas para cozinha, estantes, cabeceiras e painéis. A versatilidade do material é capaz de levar rusticidade aos espaços e, ao mesmo tempo, deixá-los descontraídos.Quando falamos de paredes, ele pode ser aplicado em qualquer ambiente da casa, até mesmo nas fachadas, sem nenhum tipo de restrição.

  Mais notícias