quantiQ

Viapol promove palestra técnica no Instituto de Engenharia de São Paulo

25/07/2012 - 17:07

Com conteúdo destinado a profissionais da construção civil, apresentação destaca a importância da impermeabilização de estruturas de concreto desde a concepção até a sua execução.

A Viapol promoverá, em conjunto com o Instituto de Engenharia de São Paulo, mais uma palestra técnica de impermeabilização. O evento será realizado em 16 de agosto, na sede da instituição em São Paulo (SP), e terá como tema “Impermeabilização como proteção à estrutura de concreto”.

A palestra será ministrada pelo Gerente de Negócios da Viapol, Marcos Storte, que abordará o trabalho realizado pela empresa na proteção do Viaduto Ferroban, localizado sobre a Rodovia Anhanguera, em Campinas (SP). Serão detalhados os conceitos utilizados, as especificações, o preparo e os desafios enfrentados durante a execução da obra, bem como a importância do uso de impermeabilizante para a durabilidade da construção.

O evento destina-se a profissionais e estudantes, engenheiros, técnicos, tecnólogos envolvidos com projeto, planejamento, execução e manutenção de estruturas de concreto na construção civil. Cabe destacar que a palestra é gratuita e terá transmissão em tempo real pelo site do Instituto de Engenharia na internet: www.ie.org.br/site/videos.

Tema relevante

A importância da aplicação de impermeabilizantes na concepção de construções de obras de arte, viadutos e pontes tem se mostrado cada vez maior, principalmente com a forte degradação causada pela poluição e, muitas vezes, manutenção precária. A impermeabilização proporciona não apenas mais qualidade à construção, como maior durabilidade da obra, medida que favorece ainda a sustentabilidade e a segurança das pessoas.

Na avaliação de Storte, o exemplo apresentado na palestra que será ministrada no Instituto de Engenharia resgata o conceito de impermeabilização na fase do projeto, abandonado há alguns anos. Esta retomada e as dificuldades logísticas da obra representaram um desafio para a Viapol, que foi superado com a quebra de paradigmas a experiência técnica da empresa.

Palestrante

Marcos Storte é Engenheiro Civil, formado pela Escola de Engenharia Civil de Volta Redonda (RJ), mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e autor do livro “Látex Estireno Butadieno - aplicação em concretos de cimentos e polímeros”.

Serviço

Palestra: “Impermeabilização como proteção à estrutura de concreto”
Data: 16/08/2012
Horário: 20h30
Local: Instituto de Engenharia de São Paulo - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana
Informações: divtec@org.com
Trasmissão ao vivo: www.ie.org.br/site/videos

  Mais notícias