quantiQ

Conferência GREENBUILDING BRASIL terá palestra sobre prédio mais sustentável do mundo

01/08/2012 - 12:08

Após um ano em funcionamento, resultados obtidos com o empreendimento serão apresentados no maior encontro da Construção Verde no país.

A 3ª edição da GREENBUILDING BRASIL - Conferência internacional & Expo, evento realizado pelo Green Building Council Brasil (GBC) e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em São Paulo, vai revelar os melhores cases de sucesso da Arquitetura Sustentável Mundial.

Um dos projetos será apresentado por Fernando Resende, responsável no Brasil pelo programa EcoCommercial Building da Bayer. O engenheiro comentará o empreendimento inaugurado no primeiro trimestre de 2011, na região da capital indiana de Nova Déli, e que apresentará os resultados após um ano de operação. Trata-se, atualmente, do único prédio do mundo com pontuação máxima no programa LEED Platinum, e entre outros detalhes, produz toda a energia que utiliza para seu funcionamento, através de painéis fotovoltaicos. Segundo Resende, sua produtividade energética é tamanha que excede seus gastos, e por isso, é capaz de devolver energia à rede pública indiana. Outros detalhes presentes no prédio, que serão explicados na palestra, são a emissão zero de carbono da construção, bem como o isolamento térmico que permite menor utilização de ar condicionado, acabamentos não tóxicos e o uso inteligente de água.

De acordo com o especialista em construções sustentáveis, o prédio é totalmente viável, e paga seus custos dentro de sete anos, por conta das economias que proporciona. "O mais importante é mostrar que não são projetos mirabolantes, mas sim resultado de um bom planejamento e pesquisa, com o propósito de criar edifícios que funcionem de maneira inteligente”.

A Bayer já projeta um prédio como esse aqui no Brasil. Hoje o país é o quarto colocado no ranking da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), selo criado pelo GBC norte-americano, sendo que São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com mais prédios verdes no país. Segundo a consultoria Cushman & Wakefield, a estimativa é que até 2013 o número total de edifícios verdes disponíveis nessas capitais chegue a 37%. Existem razões de sobra para uma expectativa tão otimista. Em 2004, o primeiro pedido de certificação emitido em toda a América Latina saiu do Brasil e até 2007 havia somente oito projetos de certificação em andamento. Em 2011, o GREENBUILDING recebeu mais de mil visitantes das principais capitais do Brasil e de países como EUA, Reino Unido, Canadá, Costa Rica e Itália, público composto por patrocinadores, palestrantes nacionais e internacionais, arquitetos, engenheiros, consultores e especialistas da área de construção civil.

Serviço:

Palestra

Bayer EcoCommercial Building India - Gestão integrada no desenvolvimento de Edifício Autossuficiente em Energia

11 de setembro, 11h.

3ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo

Data: 11 a 13 de setembro de 2012

Local: Transamérica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 Santo Amaro

Horários:

Conferência - 3ª a 5ª feira das 8h30 às 18h

Visitas Técnicas- 4ª e 5ª feira das 8h às 13h

Expo - 3ª a 5ª feira das 10h às 19h

Mais informações: www.expogbcbrasil.org.br

  Mais notícias