quantiQ

Utilização da capacidade instalada segue em baixa no setor de materiais

02/08/2012 - 14:08

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulga o seu Termômetro mensal referente ao mês de julho. Neste período, o nível de utilização da capacidade instalada foi o mais baixo nos últimos 12 meses, atingindo a marca de 80%. A pesquisa apresenta uma queda na comparação com o mês anterior (3%). Já em comparação com o mês de julho do ano passado, a baixa atingiu um percentual de retração na ordem de 6%.

Em relação às expectativas sobre as ações do governo, o otimismo das indústrias também manteve a performance de queda. Em julho, a sondagem aponta que apenas 36% das indústrias de material de construção estão otimistas, refletindo um percentual 10% menor em relação ao mês anterior, quando o índice foi de 46%. O índice de indiferentes subiu para 57%. 

No termômetro deste mês, a alta ficou por conta das pretensões de investimentos no médio prazo. Dentro deste cenário, 70% das indústrias de materiais pretendem investir nos próximos 12 meses. Em relação ao mês anterior, o índice apresenta um aumento de 9%, sendo que na comparação com o mesmo período de 2011, o dado indica queda de 4%.

Para Walter Cover, presidente da ABRAMAT, “A utilização menor da capacidade reflete o baixo desempenho em vendas nos últimos meses, particularmente nos segmentos do comércio e de obras de infraestrutura“. finaliza.

  Mais notícias