quantiQ

Greenbuilding Brasil apresenta inovações em produtos e serviços para construções verdes

20/08/2012 - 17:08

Previsões indicam que, até 2013, cerca de um terço dos prédios do eixo Rio-SP deverão ser sustentáveis.

Além de ter sido o primeiro país latino-americano a requerer um certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) ainda em 2004, o Brasil é o quarto país que mais ergue construções sustentáveis no mundo. São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com mais prédios verdes no País e a estimativa é de que até 2013 o número total de edifícios ecologicamente corretos nessas capitais chegue a 37%, segundo dados da Cushman & Wakefield. O número de prédios com certificação LEED cresceu de 51 para 61 entre os meses de abril e junho deste ano, e as construções em processo de certificação passaram de 474 para 497 no mesmo período.

 Com o mercado de construções verdes aquecido, a 3ª edição da Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo, evento realizado pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, de 11 a 13 de setembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, oferece aos visitantes diversos produtos e serviços inovadores, com potencial para revolucionar o mercado de construções urbanas, tanto comerciais quanto empresariais.

Um dos exemplos é a BASF, tradicional participante da Greenbuilding. Além da exibição de seus produtos e serviços dentro da feira, a empresa de materiais e produtos químicos apresentará o projeto da sua primeira casa de eficiência energética no país, a CasaE, apostando no enorme potencial de mercado que a sustentabilidade proporciona. Em um mundo que prevê nove bilhões de habitantes em 2050, com 75% dessa população em centros urbanos, torna-se vital a criação de modelos de habitação que agridam menos e sejam mais integrados ao funcionamento das cidades. A casa, que integra o roteiro de visitas técnicas oferecidas pelo evento, estará localizada na Av. Vicente Rao (zona sul de São Paulo), e reunirá em um único espaço, tecnologias que atendem às demandas globais avaliadas pela BASF como grandes desafios para os próximos anos, e servirão como norte em inovação e sustentabilidade, segundo a empresa. Nesta edição do evento, as visitas técnicas acontecerão em dois dias, possibilitando maior flexibilidade de participação dos visitantes. Os participantes poderão ainda conhecer de perto empreendimentos sustentáveis como o escritório do banco inglês Barclays no Brasil e o CPD da Vivo - Tamboré, ambos em processo de Certificação LEED.

Já a Daikin, companhia de aparelhos de ar condicionado apresentará novidades como o novo sistema de automação iTouch Manager. O equipamento conta com uma tela touch screen de 14 polegadas, e diversos recursos tanto para o mantenedor como para o usuário final do sistema. A Daikin também apresenta uma linha de equipamentos VRV (volume refrigerante variável) projetadas para aumento de eficiência em cargas parciais, condição fundamental quando se pensa em economia em gasto energético. A empresa é responsável pelo projeto de climatização do Edifício Eldorado Business, edifício que recebeu a 1ª Certificação LEED Platinum no Brasil para prédios comerciais. Segundo a Daikin após três anos de certificação, o edifício reduziu em 30% a demanda de energia. Também esteve envolvida na construção da Torre Santander, na capital paulista. O prédio recebeu a 1ª Certificação LEED Gold no Brasil de prédio comercial.

Por seu caráter único como polo centralizador de ideias, de pessoal altamente qualificado, e nicho de mercado, a GREENBUILDING BRASIL em sua edição 2012 também ampliou seu espaço de conferência, que desta vez terá três dias de palestras sobre os mais relevantes temas para esse mercado, como arquitetura sustentável, eficiência energética, qualidade ambiental interna e uso racional da água.

Serviço:

3ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo
Data: 11 a 13 de setembro de 2012
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 Santo Amaro

Horários:

Conferência -3ª a 5ª feira das 8h30 às 18h
Visitas Técnicas- 4ª e 5ª feira das 8h às 13h
Expo- 3ª a 5ª feira das 10h às 19h
Mais informações: www.expogbcbrasil.org.br

  Mais notícias