quantiQ

Gigantes da construção ‘invadem’ Salvador

31/08/2012 - 14:08

Feira vai concentrar num só lugar os maiores fabricantes de máquinas e equipamentos de todo o universo da construção - civil, leve e pesada, num grande balcão de negócios com troca de informações, atendendo aos diversos públicos que compõem o segmento.

A capital baiana está às vésperas de reunir os principais players mundiais da indústria de equipamentos para construção, em único espaço, no maior balcão de negócios da Região Norte/Nordeste. Trata-se da Construir Bahia 2012 - Feira Internacional da Construção/ Expo Máquinas & Equipamentos, que acontece de 12 a 15 de setembro no Centro de Convenções da Bahia, após uma nova injeção de ânimo com o recém lançado PAC das Concessões que prevê 7,5 km de estradas e 10 mil km de ferrovias para a iniciativa privada ao custo de R$ 133 bilhões em investimentos,dos quais  R$ 79,5 bilhões já serão investidos nos primeiros cinco anos.

As empresas do setor receberam a notícia com otimismo e estão apostando, principalmente, na aceleração dos processos estagnados como a duplicação da BR 101, trecho Espírito Santo - Bahia, cuja liberação ocorreu em janeiro, mas que até hoje está paralisada pela Justiça. Outras 45 obras estão paradas somente na Bahia, seja  por questões documentais, ambientais ou do próprio TCU -Tribunal de Contas da União.

Entre os principais fabricantes, estarão presentes as americanas Case e Bobcat, a sueca Volvo, a japonesa Komatsu, a Inglesa JCB e a italiana D’Avino, que estão entre as mais importantes marcas mundiais de equipamentos para construção pesada e mineração, como escavadeiras, pás carregadeiras, tratores, motoniveladoras, caminhões articulados, autobetoneiras e equipamentos compactos, com fábricas e distribuidores em todos os continentes. A francesa Manitou e a coreana Clark, marcas mundialmente conhecidas na fabricação de equipamentos de movimentação de carga e logística, como manipuladores telescópicos e empilhadeiras, também vão estar na feira apresentado novidades para os canteiros de obras e galpões industriais.

Os dragões chineses vão serpentear por Salvador. A SDLG e a Foton, marcas de equipamentos que conquistam a confiança nos canteiros de obras pela simplicidade de operação, facilidade de manutenção e preços acessíveis, estarão na feira mostrando que os chineses hoje se esmeram em qualidade e alguns produtos competem em igualdade de condições com marcas ocidentais.

Os fabricantes brasileiros também mostrarão o avanço tecnológico que agrega cada vez mais produtividade às obras. A marca Romanelli, que produz linha completa de equipamentos para obras rodoviárias, e a Gamma Cobra, fabricante de equipamentos para construção, indústria, mineração, atividades aeroportuárias, emergências, manutenção e meio ambiente, vão apresentar produtos projetados para necessidades específicas de aplicação nas obras.

Clark Day

Para fortalecer o caráter de negócios da feira, as marcas estarão representadas por suas concessionárias estabelecidas no Nordeste, que já planejam ações diferenciadas e promoções específicas para atender aos construtores, empreiteiros e locadores de equipamentos desta região. “Teremos um dia totalmente dedicado a demonstrações e ofertas dos produtos que compõem o mix da empresa: será o Clark Day, quando serão oferecidas vantagens especiais para a aquisição de máquinas e os representantes da própria Clark estarão presentes no local disponibilizando diversas opções de compra, como o consórcio exclusivo e outros descontos programados especialmente para a feira”, avisa Douglas Silva, gerente de equipamentos da linha industrial e construção civil da Tratormaster, concessionária das marcas Clark e JCB para os estados da Bahia e Sergipe. “Será uma ação inédita no mercado, na qual a fábrica fornecerá além das empilhadeiras, as peças e lubrificantes utilizados durante as revisões em todo o período de garantia”, diz.

Para a Technico, concessionária das marcas Case, Manitou e D’avino nos estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe, a Expo Máquinas & Equipamentos é uma grande vitrine para os produtos e serviços da empresa. “Comemoramos os resultados alcançados na edição de 2011 da Expo Máquinas & Equipamentos, e estamos otimistas para superar as expectativas em 2012”, diz o superintendente da empresa, Peter Roddewig. “Nossos clientes merecem a nossa presença. Além das novidades, teremos uma equipe pronta para recebê-los”, completa.

Organizada pela Fagga GL Exhibtions, realizada pelo Sinduscon Bahia - Sindicato da Indústria da Construção da Bahia, em parceria com ABELME - Associação Baiana da Empresas Locadoras de Máquinas e Equipamentos e Martins - Sistema Integrado, a Construir Bahia 2012 estará pautada em dois eixos principais - a prática da sustentabilidade e a mecanização dos canteiros com a capacitação da mão de obra.

 

Segmentos contemplados na Construir Bahia 2012 e Expo Máquinas & Equipamentos

Máquinas e equipamentos, fundações, estruturas, automação, ferramentas, iluminação, ar condicionado, louças e metais, revestimentos, portas, janelas e acessórios.

Data: 12 a 15 de setembro
Local: Centro de Convenções da Bahia - localizado na Av. Simon Bolivar S/nº. Salvador - Bahia
Horário de visitação: Dias 12 / 13 / 14 e 15 de setembro - 15h às 22h
Entrada franca: Credenciamento pelo site do evento ou no local
www.feiraconstruir.com.br/bahia

Facebook: https://www.facebook.com/PlataformaConstruir
Twitter: @feirasconstruir 

  Mais notícias