quantiQ

WACKER reforça sua presença nas Américas do Sul e Central

08/11/2012 - 17:11

A WACKER, grupo do setor químico com sede em Munique, aposta na expansão estratégica da sua presença na América do Sul e na América Central, uma região de forte crescimento. Alinhado com este objetivo, o gru-po de Munique amplia o seu Centro Técnico em São Paulo e cria um novo na Cidade do México. O centro de treinamento interna-cional do grupo, a WACKER ACADEMY, também será represen-tado nos dois sites. Com estes investimentos, a empresa continuará atendendo as necessidades dos seus clientes nos mercados emergentes e aumentará a sua competência local nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e tecnologias de aplicação. Os investimentos totalizados no valor de 1,2 milhões de euros de-vem ser concluídos no 1º trimestre de 2013.

"A América do Sul e Central são mercados emergentes importantes para a WACKER. Nosso faturamento cresceu em média de 15 % ao ano nestas regiões nos últimos cinco anos”, explica o presidente do grupo, Rudolf Staudigl. “A procura cada vez maior por soluções tecnológicas de alta qualidade indica que estas taxas devem conti-nuar nos próximos anos para os nossos negócios de silicones e po-límeros. Acompanhamos esta demanda crescente dos nossos clientes com a ampliação da nossa oferta de serviços locais" afirma Staudigl sobre a expansão das atividades na América do Sul e Central.

No Brasil, o grupo está ampliando o seu Centro Técnico em Jandira, próximo à São Paulo. Este centro vem atendendo clientes desde 2003 apoiando-os no desenvolvimento de novos produtos e aplicações considerando a situação local de matérias-primas e as condi-ções ambientais. O foco da expansão são os laboratórios para polí-meros dispersíveis em pó usados, por exemplo, em argamassas se-cas tipo "dry mix" para aplicações em concreto, adesivos para pisos e azulejos ou argamassas de vedação mineral. A área disponível para ensaios e testes de ligantes poliméricos será mais do que triplicada com a ampliação do Centro Técnico, sendo que os novos laboratórios serão equipados com instrumentos e equipamentos de ensaio de última geração - todos em conformidade com os padrões internacionais. Além disso, será montado um novo laboratório de treinamento, a WACKER ACADEMY, onde os participantes dos cur-sos poderão fazer toda gama de exercícios práticos.

No México, os ligantes poliméricos também são prioridades do novo Centro Técnico que a WACKER está construindo na região sudoste da Cidade do México. O forte crescimento da economia regional, sobretudo da indústria da construção civil e tintas, está por trás deste investimento. Uma área com mais de 800 m² abrigará os novos escri-tórios da subsidiária de vendas local, a Wacker Mexicana S.A., bem como laboratórios de pesquisa e desenvolvimento para polímeros dispersíveis em pó e copolímeros de acetato de vinila / etileno (VAE). Estes ligantes podem ser aplicados nas indústrias de tintas, revesti-mentos, adesivos e construção civil. Devido ao número crescente de solicitações de capacitação e treinamento na região, a WACKER ACADEMY no México receberá um centro de treinamento próprio para o mercado. A instalação do departamento de vendas, dos laboratórios de aplicações técnicas e do centro de treinamento em um mesmo site permite uma sinergia entre as equipes de vendas e desenvolvimento, otimizando o suporte aos clientes da região.

Tanto a ampliação do Centro Técnico no Brasil como a criação do novo Centro Técnico no México devem ser concluídas ainda no primeiro trimestre de 2013. O Centro Técnico do México suportará clientes do México, Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicará-gua, Costa Rica, Panamá, Caribe, Columbia, Equador, Peru, Vene-zuela e Bolívia. O Centro Técnico no Brasil continuará funcionando como plataforma sul-americana para os clientes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Atualmente, a WACKER já é um dos quatro maiores fornecedores de silicone na América do Sul e Central bem como um dos principais fabricantes de polímeros dispersíveis em pó e dispersões de VAE na região.

WACKER na América do Sul e Central

Desde meados dos anos 1960, a WACKER vem fornecendo matéria-prima química para as Américas. A companhia estabeleceu sua presença na América Central ao abrir seu escritório de vendas em 1972 no México. Em 1975, a subsidiária Wacker Mexicana S.A. foi fundada na Cidade do México. Para atender a crescente demanda de vendas na América do Sul, o grupo WACKER criou a Wacker Química do Brasil Ltda. em 1977 - uma subsidiária do grupo localizada em Jandi-ra, que fica cerca de 35 km a noroeste de São Paulo. Atualmente, além das áreas de vendas e marketing, o site de aprox. 22.000 m² possui sua própria unidade de produção onde são fabricados fluidos de silicone, emulsões, resinas, antiespumantes, borrachas e produtos de cuidados pessoais, assim como compostos poliméricos para a construção civil. No ano de 2003, a WACKER inaugurou um Centro Técnicos e engenheiros de aplicações testam produ-tos e formulações para o mercado sul-americano no Centro Técnico da Wacker Química do Brasil. O foco da ampliação são os laboratórios para polímeros dispersíveis em pó usados, por exemplo, em argamassas secas tipo "dry mix" para aplicações em concreto, adesivos para pisos e azulejos ou argamassas de vedação mineral.

  Mais notícias