quantiQ

Cosil marca presença no FBN de Londres

23/11/2012 - 09:11

Modernizar e amadurecer o processo de governança corporativa foram os objetivos que levaram a Cosil, incorporadora sergipana com ramificações em Recife e São Paulo, a participar do 23º FBN International Summit, que ocorreu neste mês, em Londres.

Estiveram presentes Carlos José Menezes Silva, presidente da Cosil, e Samara Menezes, uma das sócias da incorporadora, e Fátima Silva, fundadora da empresa, junto a José Carlos Silva. A FBN - Family Business Network - é a maior rede de empresas familiares do mundo. Conta com mais de 3 mil associadas, em 45 países, e seu foco é promover a interatividade entre variados segmentos e corporações.

Para buscar apoio à modernização do processo de governança corporativa, a Cosil procura sempre participar dos encontros da FBN. “Esse é o terceiro ano consecutivo que estamos no evento. Em Londres tivemos a oportunidade de conhecer diferentes aplicações da governança e trocar experiências com empresários que praticam esse modelo de gestão, foi enriquecedor”, diz Samara.

A acionista conta que o Brasil está em pauta nos outros países e, por isso, em 2013 o encontro será no Rio de Janeiro. “Será uma boa experiência, pois o mercado nacional tem estado em evidência e o Brasil é sempre uma das mais expressivas delegações para o evento”, explica. Em 2011 foram mais de 60 empresários brasileiros inscritos.

Além de servir como treinamento para a família, que gerencia a empresa, o encontro propicia a troca de conhecimento com outras empresas familiares que dividem os mesmos objetivos para a promoção da companhia e o desenvolvimento de gerações futuras.

A Cosil se destaca no mercado de construção civil como um case de gestão familiar. Sua administração é exercida pelo Conselho Consultivo e pela Diretoria – ação que mantém os executivos alinhados à visão de futuro da incorporadora.

Dessa forma, é possível seguir a normatização de futuros papéis e relacionamentos familiares com a criação de societários, assessment entre os irmãos (gestores da Cosil) para a escolha do novo CEO, instituição do Family Office e do próprio Conselho Consultivo, elaboração e assinatura do acordo de acionistas, criação da Holding controladora e criação das Holdings familiares.

“Sempre nos preocupamos muito com o preparo individual e profissional dos descendentes para que o processo de sucessão aconteça de forma transparente”, enfatiza Samara.

  Mais notícias