quantiQ

Indústria química demanda por profissionais

23/11/2012 - 09:11

O setor gerou mais de 13 mil postos de trabalho em 2011 e a demanda continua. O assunto será um dos temas debatidos pelas empresas que participam da Feira Química 2012

A demanda por profissionais será um dos principais assuntos debatidos pelos participantes da Química 2012 - Feira da Indústria Química, que será realizada entre os dias 27 a 29 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). O setor que gerou em 2011, ano em que faturou US$ 158,5 bilhões, mais de 13,5 mil postos de trabalho diretos deve, segundo estimativas, continuar crescendo em razão dos altos investimentos que são esperados.

No entanto, o mercado prevê dificuldades para preencher essas vagas que serão geradas com esse crescimento, visto que a formação profissional da mão de obra para este setor não tem correspondido às expectativas da indústria. Para Igor Tavares, diretor da Feira Química 2012, o evento é uma boa oportunidade para os profissionais das indústrias químicas discutirem o assunto e propor soluções. “As dificuldades surgem para todos e feiras como estas nascem exatamente para proporcionar trocas de ideias e experiências, permitindo que o setor se una para encontrar o melhor caminho”, completa Tavares.

Organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Química 2012 conta com o apoio oficial do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) e da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que em 2010 afirmou existirem no país 395 mil postos de trabalho diretos na indústria química. A Abiquim afirma ainda, em seus estudos, que a cada oito mil profissionais que se formam no setor, a indústria demanda de 20 mil, especialmente para a área de produção e funções técnicas, sobretudo engenheiros químicos.

“Existe uma grande oportunidade de mercado, e certamente a Química 2012 vem para ajudar a solucionar as principais questões que envolvem o setor”, concluiu Tavares. A feira terá 100 expositores e cerca de 7 mil compradores qualificados dos mais variados segmentos da indústria química.

  Mais notícias