quantiQ

Indústria de materiais está otimista com 2013

16/01/2013 - 11:01

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulga o Termômetro mensal referente ao mês de dezembro. No mercado interno, o período atual (dezembro) teve a média geral considerada “boa” - para as condições do mercado -, com 3% das empresas informando como “muito bom”, 59% “bom”, 33% regular e 5% ruim. Em relação ao mês anterior (novembro), a média de empresários que apontaram um cenário “bom” no mercado interno teve crescimento de 5%.

Nas pretensões de investimentos no médio prazo (próximos 12 meses), o otimismo do mês chegou a 74%, 2% a menos do que o mês anterior. Já a intenção negativa para investimentos das empresas alcançou 26%. Pouca mudança neste cenário em relação ao mês anterior.

Dentro das expectativas sobre as ações do governo para o desenvolvimento do setor no médio prazo (próximos 12 meses), a sondagem entre as indústrias de material de construção indica que houve uma queda no número de “otimistas”, alcançando 36%, 7% menos que no mês anterior. Na média, 64% das indústrias têm expectativas “indiferentes” em relação aos próximos meses, tendo aumentado 9% em relação ao mês de novembro. Já o índice de pessimismo chegou a 0%.

A estabilidade do atual nível de utilização da capacidade instalada mantém o mesmo ritmo. Dezembro obteve uma ligeira queda e chegou a alcançar 82%. Isso é 3% a menos do que dezembro de 2011.

Para o presidente da Abramat, Walter Cover, o ano de 2012 não foi um bom ano, mas foram criadas condições para um ano melhor em 2013. “As recentes desonerações somadas aos incentivos para a infraestrutura e para a manutenção das politicas de incentivo ao consumo deverão se reverter em um mercado mais atraente para a indústria em 2013. Nosso papel será o de apoiar o governo para transformar intenções em realidade”.

  Mais notícias