quantiQ

Solução de mobilidade para o canteiro de obras da Teclógica lança dois módulos

18/02/2013 - 17:02

O sistema recolhe dados e gerencia os processos dos canteiros de obra em tempo real, fornecendo subsídio para redução de custos e para a e tomada de decisão

Assistência Técnica e Qualidade são os dois novos módulos que agora complementam a solução de mobilidade para o canteiro de obras, o Mobuss Construção Civil, desenvolvido pela Teclógica.

O MOBUSS Construção Civil pode ser utilizado em smartphones e tablets pelos profissionais que estão nas obras, oferecendo aos gestores, com maior precisão e em tempo real, informações sobre o andamento do trabalho e garantindo subsídios para tomada de decisão e para redução de custos, riscos e improdutividade. Com ele é possível fazer análises parciais entre o executado e o planejado durante o dia nas obras, controlar os materiais utilizados na obra, gerenciar a área de segurança, equipamentos e perdas (quebras de equipamentos, chuva, ociosidade etc.), analisar os processos de recursos humanos (horas trabalhadas, folgas, faltas etc.), entre outros.

O novo módulo de Qualidade foi desenvolvido para apoiar as construtoras na gestão da qualidade no canteiro de obras, permite realizar inspeções ágeis e precisas por meio de formulários dinâmicos para atender programas e normas de qualidade (ISO, PBQPh, CIPA, 5S, entre outras)  e também as necessidades próprias de cada obra ou construtora. Este módulo, que pode ser integrado a um ERP ou legado, coleta assinaturas de aceite de forma digital, anexa evidências como fotos e arquivos, gerencia as não conformidades detectadas nas inspeções e tem dashboards de acompanhamento dos indicadores de qualidade da obra que podem ser personalizados de acordo com os indicadores e necessidades de cada empresa. O módulo de Qualidade possibilita ainda a gestão de documentos de cada obra e dos treinamentos realizados, permitindo a visualização dos mais diversos documentos nos dispositivos móveis, como imagens, PDF, DWG, DOC, XLS, e etc.

Já o módulo Assistência Técnica permite o completo controle dos trabalhos técnicos prestados aos clientes após a entrega dos empreendimentos, contemplando todo o fluxo de uma solicitação de atendimento, desde sua abertura até a respectiva resolução e encerramento. Dentre suas principais funcionalidades, destacam-se a realização de todo o gerenciamento do agendamento, registro e acompanhamento de vistorias, controle das visitas e reparos na unidade do cliente em tempo real, coleta de evidências destes serviços através de fotos, controle das garantias dos materiais e serviços (personalizados ou não) por unidade do empreendimento, registro dos custos dos reparos realizados,  coleta do aceite formal da vistoria e do reparo pelo cliente através de assinatura digital.

Este módulo permite a análise de indicadores gráficos de quantidade e custos das solicitações de atendimento por empreendimento, tipo de despesa, cliente, unidade, sistema construtivo, dentre outros, garantindo a integridade das informações, que são validadas e cruzadas para evitar registros incorretos. Tudo isso em conformidade com os padrões de garantias recomendados nos manuais de proprietários do SINDUSCON ou nos memoriais descritivos do empreendimento.

A diretora de produtos da Teclógica, Adriana Bombassaro Alexandre, explica que os novos módulos complementam a solução de canteiros de obras. “Hoje, já há dezenas de construtoras utilizando nossa tecnologia nos seus canteiros, e o feedback delas tem sido absolutamente positivo, o que comprova a maturidade da solução, que já possui os módulos de Apontamento da Produção e  Segurança ”, diz Adriana, que ainda lembra que a solução pode ser utilizada de forma independente ou integrada a qualquer ERP do mercado e é totalmente flexível, pois permite que cada empresa utilize somente os módulos que necessite ou agregue módulos adicionais com o tempo e necessidade.

A tecnologia do Mobuss Construção Civil possibilita ainda o trabalho de forma online (o canteiro de obras conectado em tempo real com os sistemas de gestão, quando houver a possibilidade desta infraestrutura) ou ainda offline (onde o canteiro trabalha coletando informações independente de conexão, para depois integrar-se com os sistemas de gestão) com períodos de transmissão das informações pré-determinados.

Lançado há menos de um ano, o MOBUSS Construção Civil já representa 12% do faturamento da empresa.

  Mais notícias