quantiQ

Definida a programação Fórum da Indústria da Construção Civil de Santos e Região

03/05/2013 - 14:05

O encontro chega a sua terceira edição e deve reunir cerca de 300 empresários, os principais players do mercado e lideranças setoriais e políticas nos dias 6 e 7 de maio, no Mendes Convention Center. Inscrições estão abertas.

Como ficará o cenário econômico no País e que influência terá sobre o mercado da construção civil e infraestrutura? Qual será o papel da Baixada Santista, que passa por grandes transformações, neste processo? É para se buscar respostas a perguntas como estas que acontece nos dias 6 e 7 de maio, no Mendes Convention Center, o Ficon 2013 - Fórum da Indústria da Construção Civil de Santos e Região. Promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e organizado pela Una Marketing de Eventos, o encontro chega a sua terceira edição e deve reunir cerca de 300 empresários, os principais players do mercado e lideranças setoriais e políticas.

Os temas das palestras, painéis e debates serão os seguintes: “Cenário Econômico Brasileiro: Perspectivas e Desafios para o Presente e Futuro”, “As Soluções Urbanas e Arquitetônicas de Chicago”, “Indústria Imobiliária- Panorama Atual e Perspectivas para os Próximos Anos”, “Marketing Estratégico: Como realizar um Marketing Revolucionário e de Alto Impacto na Indústria da Construção", “Cidades Sustentáveis - Cidades Inteligentes”, “Cidades Inteligentes - Soluções Modernas” e “O que esperar de cada Cidade em Relação ao Boom Imobiliário Metropolitano que vivemos”.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.unaeventos.com.br/ficon/2013/#inscricoes.

Abertura

Único brasileiro na lista dos melhores e mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner e economista mais influente do Brasil, segundo o Klout.com, Ricardo Amorim vai proferir no dia 6 de maio, às 19 horas, a palestra de abertura, com o tema “Cenário Econômico Brasileiro: Perspectivas e Desafios para o Presente e Futuro”.

O apresentador do Manhattan Connection da Globonews, colunista da revista IstoÉ e presidente da Ricam Consultoria é um entusiasta da região: “Nos últimos anos houve um crescimento muito significativo do fluxo de comércio internacional brasileiro, o que motivou o crescimento da movimentação de cargas em nossos portos e o porto de Santos e, por consequência, a Baixada Santista é fundamental neste processo. É provável que este movimento se sustente ao longo desta década, mesmo que seja entremeado por períodos curtos de baixo crescimento ou de contração”.

Chicago

Uma delegação, com lideranças políticas e empresariais participantes do Ficon 2013, esteve em Chicago para conhecer as iniciativas e as inovações que podem influenciar em boas práticas nas cidades da Baixada Santista. A cidade norte-americana é conhecida mundialmente por aliar esforços voltados à redução do consumo de energia e ao desenvolvimento de projetos que aliem o princípio da sustentabilidade em todo o processo construtivo. Esta experiência será apresentada na manhã do dia 7 de maio, abrindo às 9h30 o segundo dia do evento, na palestra “As Soluções Urbanas e Arquitetônicas de Chicago”.

Em seguida, às 11 horas, haverá o painel: “Indústria Imobiliária- Panorama Atual e Perspectivas para os Próximos Anos”, com Celso Luiz Petrucci, economista Chefe do Secovi, e Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos FGV-IBRE. A moderação será de Alcindo Gonçalves, cientista política e coordenador do Ipat (Instituto de Pesquisas A Tribuna).

Marketing

A programação da tarde do Ficon 2013 será aberta às 14 horas com a palestra “Marketing Estratégico: Como realizar um Marketing Revolucionário e de Alto Impacto na Indústria da Construção", do conferencista e escritor Tom Coelho. O arquiteto e urbanista Carlos Leite, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), abordará, a partir das 15 horas, o tema  “Cidades Sustentáveis - Cidades Inteligentes”.

Na sequência, às 16h15, o ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Magalhães Barros, vai falar sobre as ações e projetos realizados pela cidade que é popularmente conhecida como a “Dallas brasileira” por conta da pouca desigualdade social, inexistência de favelas e ocupações irregulares. “Vamos abordar o conceito de cidades inteligentes e alguns dos desafios das metrópoles modernas, além de tratar sobre as cidades do futuro e o futuro das cidades”, aponta o engenheiro civil, especializado em engenharia ambiental.

Prefeitos

Para encerrar o Ficon 2013, os prefeitos das cidades da Região Metropolitana de Santos vão participar de uma mesa redonda com o tema “O que esperar de cada Cidade em Relação ao Boom Imobiliário Metropolitano que vivemos”.

  Mais notícias