quantiQ

Madeira tratada incentiva o turismo

16/03/2012 - 11:03

Na região mato-grossense de Reserva do Cabaçal, a Emaflor colabora com a construção do Centro de Múltiplo Uso para apoio ao desenvolvimento do turismo local. O projeto tem 200 metros quadrados de área, feito inteiramente em madeira roliça de eucalipto tratada que atende pelo nome de “Ecolipto”.

Uma riqueza incalculável aflora na região de Reserva do Cabaçal, pequeno município no Oeste do Estado de Mato Grosso e é compartilhada com outras cinco cidades próximas. São recursos naturais de grande beleza como cachoeiras, grutas e serras. Com o objetivo de buscar uma atividade economicamente dinâmica e ao mesmo tempo sustentável, os gestores locais lançaram um roteiro turístico, ainda em formatação, chamado “Rota das águas”.  Para isso, a Associação Mato-grossense dos Municípios atendeu a uma solicitação da Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal e desenvolveu projeto para a realização do Centro de Múltiplo Uso. “Trata-se de um prédio com planta oitavada e aproximadamente 200 metros quadrados de superfície, que foi construído na praça principal da cidade com a finalidade de atender ao turista e hospedar exposições itinerantes de artesanato local, eventos culturais, palestras, reuniões, entre outras iniciativas. O resultado foi uma construção muito original, que agradou por unanimidade a população local”, informa Lorenzo Tiso, diretor da empresa Emaflor sediada em Tangará da Serra, Mato Grosso, que teve participação ativa na obra.

Lorenzo acredita que esta é, provavelmente, o primeiro trabalho do gênero no Estado de Mato Grosso. “Foi construída inteiramente com madeira roliça de eucalipto tratado. A fundação foi edificada com sapatas e vigas de concreto e, a partir dessa base, toda a estrutura do edifício, as paredes e o teto foram feitos com madeira de eucalipto tratada em autoclave com preservativo Osmose K33 CCA. A madeira do forro também é de eucalipto, a do ripamento do telhado e das vistas são de pinus, também tratadas com o mesmo preservativo.  No total foram utilizados mais de 50 metros cúbicos de madeira”, destaca o diretor. A Emaflor participou da elaboração do projeto executivo. Além disso, treina há anos a mão de obra especializada e foi a responsável por fornecer toda a madeira tratada utilizada no projeto. “Portando, também nos sentimos orgulhosos pelo bom resultado conseguido”, comenta Lorenzo.

O profissional acredita que toda infraestrutura urbana que represente uma atração turística contribui para o desenvolvimento da região, especialmente quando oferece um serviço público relevante. “Após a retirada do tapume, assim que a obra ficou pronta, recebemos vários elogios da população sobre o aspecto arquitetônico e a qualidade na execução. Segundo os planos da Prefeitura da cidade, o Centro de Múltiplo Uso também poderá ser utilizado para eventos especialmente dirigidos a instituições de ensino”, revela o diretor. Para ele, projetos bem-sucedidos dependem de parcerias sólidas. “A Montana, que já nos fornece o preservativo CCA, aceitou ampliar a parceria  com a participação na realização da obra com sua assessoria técnica e produtos para acabamento interno e externo da obra. O produto aplicado foi Osmocolor Natural UV Gold, um stain preservativo que confere um tom bronzeado a madeira, valorizando ainda mais as características naturais da madeira. Frequentemente me perguntam sobre a durabilidade de uma construção deste gênero, pois em nossa região reina o conceito errôneo de que madeira na construção civil é sinônimo de baixa durabilidade. Sinceramente, com as devidas manutenções, daqui a 100 anos a construção do Centro de Múltiplo Uso estará ainda intacta, pois o CCA é indiscutivelmente o melhor preservativo disponível no mercado. Além disso, a estrutura está isolada do solo e duplamente protegida com o Stain Osmocolor, que tem ação hidrorrepelente e fungicida”, conclui.

  Mais notícias