quantiQ

Brasilit dá dicas de como construir um telhado eficiente gastando pouco

05/09/2013 - 17:09
Brasilit dá dicas de como construir um telhado eficiente gastando pouco

A construção do telhado é um dos pontos mais importantes entre as etapas de uma obra. Além da função estética, o telhado serve de abrigo e proteção de seus moradores e influência diretamente na temperatura dos ambientes e no conforto térmico. A eficiência de sua instalação depende da observação de algumas regras básicas. Por isso, é sempre recomendado consultar um profissional habilitado para a instalação do telhado.

A estrutura de um telhado pode ser tanto de madeira, quanto metálica ou de concreto e as telhas podem ser de cerâmica, fibrocimento, pedra, metálica, concreto, entre outras.

Segundo a Brasilit, especialista em cobertura, um telhado eficiente não demanda obrigatoriamente grandes investimentos. Suas telhas de fibrocimento, por exemplo, são uma excelente alternativa, pois além da boa relação custo-benefício, ainda respeitam o meio ambiente. Essas telhas utilizam fibras sintéticas em substituição às minerais, reduzindo assim os impactos ambientais provenientes da exploração desses recursos. Tais fibras correspondem a uma nova tecnologia denomina CRFS – Cimento reforçado com fios sintéticos.

Complementos

Para equilibrar beleza e funcionalidade nas coberturas a Brasilit oferece ao mercado soluções eficientes do seu portfólio como os complementos de telhas e subcoberturas.

Para um telhado eficiente, tanto no frio quanto no calor, sem causar umidade ou infiltração para a residência, a Brasilit indica que é necessário investir em estrutura, subcobertura, telhas e acessórios de qualidade para que não seja necessária uma reforma já no próximo inverno.

Nos projetos de cobertura com telhas em fibrocimento, as telhas podem ficar aparentes e serem personalizadas com pintura conforme o projeto, ou podem ainda serem embutidas, com o uso de platibandas. Mas, independente do projeto arquitetônico adotado, o fundamental, de acordo com a Brasilit, é considerar as especificações técnicas do fabricante de distância entre apoios e inclinação, entre outras, incluindo a utilização de todas as peças complementares, tais como cumeeiras, rufos e calhas.

As peças complementares além de permitir o perfeito funcionamento da cobertura, em especial asseguram um bom desempenho térmico e acústico, como a subcobertura SolarMaxxi, que garante mais proteção ao projeto do telhado.

A Subcobertura SolarMaxxi é uma manta isolante para aplicação em coberturas que promete conforto térmico, acústico e oferece maior proteção contra vazamentos. Indicada para projetos residenciais ameniza o ruído das chuvas e isola termicamente, promovendo a redução dos gastos com climatização. O SolarMaxxi é um produto inédito no mercado brasileiro, pois associa reflexão do calor a isolação térmica.  Além disso, o produto é flexível, já que pode ser aplicado com qualquer tipo de telha e não requer mão de obra especializada para sua instalação, conforme garante a Brasilit.

Como complemento, a Brasilit ainda produz Cumeeiras que proporcionam concordância com a aresta, ventilando o espaço entre o telhado e o forro, o que resulta na troca de calor no ambiente e impede as infiltrações. Na Brasilit é possível encontrar cumeeiras em diversos formatos, para todas as telhas de sua fabricação.

  Mais notícias