quantiQ

V Encontro latinoamericano de edificações e comunidades sustentáveis

23/10/2013 - 09:10
V Encontro latinoamericano de edificações e comunidades sustentáveis
Programa de Pós-graduação em Construção Civil da Universidade Federal do Paraná promove quinta edição do evento e busca promover e incentivar a incorporação de produtos, processos e técnicas de cunho sustentável na produção do Ambiente Construído.
 
Entre os dias 21 a 24 de outubro, o Programa de Pós-graduação em Construção Civil da Universidade Federal do Paraná, promoverá o ELECS 2013 – Encontro Latinoamericano de edificações e comunidades sustentáveis. O evento ocorrerá em Curitiba e seu tema é “Repensar a cidade existente“. O maior objetivo do evento é promover e incentivar a incorporação de produtos, processos e técnicas de cunho sustentável na produção do Ambiente Construído. O objetivo do encontro é debater sobre uma urbanização que reduza os impactos degenerativos, de forma a qualificar continuamente o ambiente construído, em particular, e o meio ambiente em sua totalidade.
 
Nas últimas décadas tem ocorrido a degeneração do ambiente construídoe,  aliada ao sistema econômico vigente, esse cenário tem preocupado a um número crescente de pessoas, o que acarretou na necessidade de refletir sobre o habitat humano, bem como proporcionar modelos de sustentabilidade condizentes com a sociedade.
 
Em busca da possibilidade de condições de vida mais igualitárias, busca-se estimular o desenvolvimento de alternativas que aliem conteúdo ecológico, social, econômico e qualidade estéticaque promovam exemplos de assentamentos humanos mais sustentáveis.
 
Estudantes e profissionais são desafiados a questionarem e proporem alternativas projetuais, de produtos e processos, para um ambiente onde normalmente, a qualidade é associada exclusivamente ao seu custo imediato de construção.
 
 O credenciamento, as plenárias e momentos de confraternização serão realizados no CIETEP, edifício pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Paraná. As sessões técnicas serão realizadas na UFPR, campus Botânico. Como inovação, serão realizadas atividades em diversos locais da cidade, como forma de incluir a sociedade civil e convidá-la a participar deste evento, cujos temas são de interesse geral.
 
A comissão organizadora do ELECS 2013 conta com Prof. Dr. Atuantes em cursos de graduação na UFPR, já o comitê científico conta com a Profa. Andrea Naguissa Yuba, mestre (UFRGS) e doutora (USP) na área de materiais mais sustentáveis. A programação do evento traz palestras internacionais e oficinas que tem temáticas desde “Aplicação de Fachadas Vegetais em Edificações” até “Avaliação do ciclo de vida de produtos”.  A lista completa das oficinas está disponível no site do evento.

  Mais notícias