quantiQ

Certificação AQUA-HQE credita sucesso dos empreendimentos sustentáveis à consciência pública e ao conforto proporcionado

21/07/2014 - 13:07

A AQUA-HQE é a principal certificação presente na Expo Arquitetura Sustentável. Manuel Martins, coordenador executivo da certificação da Fundação Vanzolini, acredita que o usuário residencial possui consciência da saúde e do conforto proporcionados pela certificação

“Nada substitui a informação e a consciência do público que, aos poucos, vai desenvolvendo o orgulho de ter um imóvel sustentável de verdade, certificado. Essa é a opinião do professor Manuel Martins, coordenador executivo da Certificação AQUA-HQE, uma das que mais crescem em número de imóveis no Brasil, e que estará com forte presença na Expo Arquitetura Sustentável - Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração, de 26 a 28 de agosto, em São Paulo.

O especialista em construções verdes explica que, para ele, os empreendedores de edifícios não residenciais e seus clientes já estão bastante sensibilizados em relação à necessidade da sustentabilidade comprovada desses empreendimentos. Agora, é necessário aumentar o espaço desse tipo de construção no segmento residencial. “No campo dos edifícios residenciais, a sensibilização começa pelos empreendedores líderes, que assumem a importância do conforto e saúde dos usuários, e da redução dos impactos ambientais da construção e uso. Para o usuário final, inicia-se na busca pelas economias condominiais, incluindo consumos, manutenção e conservação. Dessa forma, aos poucos, o conceito da sustentabilidade vai permeando as premissas de projeto, o desenvolvimento dos materiais e dos processos construtivos”, analisa.

Mas a necessidade de se discutir e apresentar esse universo é grande, e por isso eventos como a Expo Arquitetura Sustentável são cada vez mais importantes, para conhecimento e mobilização do mercado. Para o especialista, “a Expo Arquitetura Sustentável mostra-se essencial, desde o seu nome, que realça a importância do planejamento do empreendimento, que se inicia na arquitetura e permite atingir os desempenhos nas fases de construção e uso do ambiente construído. Ainda, sua independência em relação a outros órgãos ou conselhos é de fundamental importância para que o público geral e os especialistas tenham um ponto de encontro e referência que prioriza o desenvolvimento brasileiro, com um olhar sobre o que vai pelo mundo”.

Martins explica que a chancela adotada pela Fundação Vanzolini é uma adaptação da certificação francesa HQE, levando em conta o contexto ambiental, cultural, normativo e regulamentar brasileiro. “Consideramos nossas zonas bioclimáticas e resoluções do Conama, levando em conta programas como o Procel Edifica e normas, como a de desempenho e outras normas brasileiras. Essa evolução é contínua, ocorrendo por meio da aprovação de princípios de equivalência e acompanhando a evolução das exigências dos usuários, o desenvolvimento tecnológico e o avanço da regulamentação e normalização, de modo a manter sempre o desafio para o setor da construção civil”.

No dia 27 de agosto, o professor José Joaquim do Amaral Ferreira, vice-presidente e diretor de certificação da Fundação Vanzolini, apresentará na Conferência do evento, a palestra A Fundação Vanzolini e a sustentabilidade na construção civil - AQUA-HQE, PBE Edifica, RGMAT, PBQP-H, ISO 9001.

A Expo Arquitetura Sustentável reúne sistemas de avaliação e certificação da construção sustentável de todo o mundo, tais como AQUA–HQE, BREEAM, DGNB (Alemanha), CASBEE (Japão), LEED (EUA), etiquetagem de eficiência energética de edificações, como o  Procel, selo de interiores comerciais, como o SKA Rating (Reino Unido), selos de boas práticas de gestão como o A3P (Setor Público) e boas práticas de projeto e construção, como selo Azul (Brasil), além de certificação de materiais sustentáveis, como o FSC e o RGMAT. A organização da feira estima 7 mil visitantes/compradores, em uma área de 8 mil m² e 100 marcas nacionais e internacionais. A conferência deve reunir 800 congressistas que assistirão e debaterão em painéis de 80 palestrantes.

Serviço:

Expo Arquitetura Sustentável - Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração
Data: 26 a 28 de agosto de 2014
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho - São Paulo - SP
Horários: Exposição: 11h às 20h / Conferência: 9h às 18h

  Mais notícias