quantiQ

Viapol faz parceria com projeto de educação sustentável

21/07/2014 - 13:07
Viapol faz parceria com projeto de educação sustentável

Os produtos da empresa serão utilizados na elaboração do telhado verde da bioconstrução Morada dos Ventos e foram escolhidos mediante análise do custo-benefício, facilidade de aplicação, durabilidade e qualidade de acabamento final

Uma ideia, muita disposição e quem acreditasse. Com esses três fatores, o que era desejo virou realidade e, assim, o projeto Espaço de Educação Sustentável Morada dos Ventos, em Pindamonhangaba, cidade do Vale do Paraíba (SP), está tomando forma física, com o apoio da Viapol.

Com configuração de bangalô, pequena edificação com único piso, construído com materiais e técnicas sustentáveis, o espaço terá estrutura de madeiras roliças de eucalipto, paredes feitas com terra crua (taipa de mão e tijolos de terra/palha), acabamento com calfitice (cal, fibras, terra e cimento) e telhado vivo contendo plantas cultivadas sobre tablado de compensado de madeira impermeabilizado com produtos Viapol. Para tanto, a empresa doou Manta Torodin Antiraiz (50m), pintura de imprimação Ecoprimer, e o selante Monopol Asfáltico.

Para Sharlene Muryel Lopes, supervisora de sustentabilidade da Viapol, mais do que simplesmente fazer a doação, o mais importante para a empresa nesse projeto é o cunho educativo, além da questão da pluralização da técnica do telhado verde - também conhecido como teto vivo ou cobertura verde –, que pode ser muito mais do que um apelo ambiental:

“Pode ser um modelo de construção eficiente e ambientalmente correta. Essa técnica traz inúmeros benefícios para o meio em que vivemos e para a construção na qual está sendo adotada, pois serve como isolamento térmico, ajuda na melhoria do ar, contribui para amenizar o aquecimento global, entre outros. O empenho da Viapol em multiplicar informações sobre impermeabilização, produtos de qualidade e técnicas eficientes é diário, por isso estamos sempre dispostos a formar parcerias que beneficiem a comunidade”.

  Mais notícias