quantiQ

Evento da construção civil é vitrine para o silicone

27/03/2012 - 11:03

A construção civil está em franca expansão no Brasil e, nesse processo, conta com um dos materiais mais resistentes e sustentáveis desenvolvidos pela indústria química, o silicone. Os diversos atributos dessa substância, como resistência ao calor, ao frio (-65ºC a +400ºC), a capacidade de movimentação e às intempéries e inércia a outros produtos químicos e orgânicos asseguram mais durabilidade e compatibilidade com os meios de aplicação, além de não trazer malefícios para o meio ambiente.

Com todas essas características, o silicone é peça-chave no acabamento de qualquer construção. Sua funcionalidade poderá ser vista durante a Feira Internacional da Indústria da Construção (FEICON), que acontece de 27 de março a 31 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.  Nela, empresas ligadas à cadeia de produtos e serviços da construção civil demonstrarão soluções e tendências do setor.

Os membros da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) destacam as indicações do produto no segmento: “na construção civil, o silicone é usado com três funções básicas, selantes, adesivo estrutural, hidrofugantes e aditivos, além de ser matéria-prima na elaboração de objetos de arquitetura e decoração”, explica o coordenador da Comissão, Lucas Freire.

Como selante, o silicone é utilizado em vedações de esquadrias de portas, janelas e fachadas e em juntas de dilatação em diversos tipos de fachadas, pavimentos de concreto, pontes, boxes e banheiras, de louças sanitárias e da cozinha, e de azulejos e pisos. Quanto à função de adesivo é aplicado para unir o vidro, aço ou ACM ao perfil de alumínio criando as fachadas cortina de vidro. Quanto à função hidrofugante, é aplicado na proteção de tijolos, concreto, telhas, rejuntes e pedras naturais, impedindo a absorção de água e permitindo a saída de vapores. Como aditivo de tintas, o produto funciona como ligante, reforçando a estrutura molecular entre a tinta e o substrato onde é aplicada, aumentando sua aderência e longevidade, além de agir como antiespumante, evitando a formação de "bolhas" durante a sua aplicação.

  Mais notícias